Membros e servidores do TCE-PA e do MPCPA participam de palestra sobre ética

Como parte da programação da Semana da Ética, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), foi realizada a palestra com o tema “Ética em suas diversas faces: caminhos entre técnica, responsabilidade e integridade”, na manhã desta quarta-feira, 10, no auditório Ministro Elmiro Nogueira, com a presença de membros e servidores da Corte de Contas e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPCPA).

A abertura foi conduzida pelo presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Ribeiro. “Saúdo a todos que aqui estão com a finalidade de ouvir e aprender, através da palestra da Vanessa, integrante da nossa gestão, e que estão tendo a oportunidade de se aprofundar ainda mais sobre esse tema”, disse o presidente.

Credibilidade - A palestra foi ministrada pela auditora interna do TCE-PA, Vanessa Rocha. “O objetivo é discutir o papel da ética no contexto organizacional, destacando sua importância para a integridade das funções de controle e para a credibilidade institucional. A ideia é exatamente entender que não basta só a técnica do auditor na sua atuação profissional, é preciso que ele haja com responsabilidade também”, afirmou.

Durante a abordagem do tema, foi realizada uma encenação teatral de situações no ambiente de trabalho, como estratégia para possibilitar ao público refletir e compreender melhor sobre a conduta diária para a resolução de conflitos. As servidoras Andréa Cavalcante e Márcia Cunha representaram as cenas.

“A ética é sempre muito importante e quando a gente trabalha com essa palavra, temos várias vertentes. E nessa palestra, pudemos ver exemplos de cenas que podem ocorrer no dia a dia, o que nos faz refletir sobre nossos limites, de querer e poder”, ressaltou a servidora Ely Farias, lotada na Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ).

A Semana da Ética, de 8 a 12 de setembro, contempla duas palestras temáticas, além de entrevista com membro da Comissão de Ética e outras ações sobre a aplicação do Código de Ética dos servidores do TCE-PA.

Na ocasião, a ouvidora do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes, destacou a realização da pesquisa para identificar situações, percepções e desafios enfrentados em decorrência do assédio e discriminação no ambiente de trabalho, que coordena no âmbito do Instituto Rui Barbosa. “O objetivo é conhecer a realidade, enfrentar os desafios que se apresentarem e propor ações. Peço a todos que respondam a pesquisa”, solicitou a conselheira.

Estiveram presentes, a conselheira Lourdes Lima e os conselheiros substitutos, Julival Rocha e Edvaldo de Souza, do TCE-PA, além do procurador-geral Estephenson Victer, o subprocurador Stanley Botti e os procuradores Deíla Barbosa, Felipe Rosa Cruz e Guilherme da Costa, do MPCPA.

WhatsApp Image 2025 09 10 at 16.12.34

WhatsApp Image 2025 09 10 at 16.13.00

WhatsApp Image 2025 09 10 at 16.13.20

WhatsApp Image 2025 09 10 at 16.12.35

WhatsApp Image 2025 09 10 at 16.13.45

WhatsApp Image 2025 09 10 at 16.12.35 1