Como parte da programação da Semana da Ética, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), foi realizada a palestra com o tema “Ética em suas diversas faces: caminhos entre técnica, responsabilidade e integridade”, na manhã desta quarta-feira, 10, no auditório Ministro Elmiro Nogueira, com a presença de membros e servidores da Corte de Contas e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPCPA).
A abertura foi conduzida pelo presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Ribeiro. “Saúdo a todos que aqui estão com a finalidade de ouvir e aprender, através da palestra da Vanessa, integrante da nossa gestão, e que estão tendo a oportunidade de se aprofundar ainda mais sobre esse tema”, disse o presidente.
Credibilidade - A palestra foi ministrada pela auditora interna do TCE-PA, Vanessa Rocha. “O objetivo é discutir o papel da ética no contexto organizacional, destacando sua importância para a integridade das funções de controle e para a credibilidade institucional. A ideia é exatamente entender que não basta só a técnica do auditor na sua atuação profissional, é preciso que ele haja com responsabilidade também”, afirmou.
Durante a abordagem do tema, foi realizada uma encenação teatral de situações no ambiente de trabalho, como estratégia para possibilitar ao público refletir e compreender melhor sobre a conduta diária para a resolução de conflitos. As servidoras Andréa Cavalcante e Márcia Cunha representaram as cenas.
“A ética é sempre muito importante e quando a gente trabalha com essa palavra, temos várias vertentes. E nessa palestra, pudemos ver exemplos de cenas que podem ocorrer no dia a dia, o que nos faz refletir sobre nossos limites, de querer e poder”, ressaltou a servidora Ely Farias, lotada na Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ).
A Semana da Ética, de 8 a 12 de setembro, contempla duas palestras temáticas, além de entrevista com membro da Comissão de Ética e outras ações sobre a aplicação do Código de Ética dos servidores do TCE-PA.
Na ocasião, a ouvidora do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes, destacou a realização da pesquisa para identificar situações, percepções e desafios enfrentados em decorrência do assédio e discriminação no ambiente de trabalho, que coordena no âmbito do Instituto Rui Barbosa. “O objetivo é conhecer a realidade, enfrentar os desafios que se apresentarem e propor ações. Peço a todos que respondam a pesquisa”, solicitou a conselheira.
Estiveram presentes, a conselheira Lourdes Lima e os conselheiros substitutos, Julival Rocha e Edvaldo de Souza, do TCE-PA, além do procurador-geral Estephenson Victer, o subprocurador Stanley Botti e os procuradores Deíla Barbosa, Felipe Rosa Cruz e Guilherme da Costa, do MPCPA.