No último sábado, 25, centenas de devotos de Nossa Senhora de Nazaré participaram da 3ª Romaria da Acessibilidade, dedicada especialmente às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) esteve entre as instituições participantes do evento, organizado pela Diretoria da Festa de Nazaré.
Ao participar da iniciativa, o TCE-PA reafirma o seu compromisso social e institucional com a promoção da acessibilidade e inclusão, atuando para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva às pessoas com deficiência.
O edifício-sede do órgão de controle serviu de ponto de apoio aos romeiros, com a oferta de banheiro, mesas, cadeiras e abafadores de ruídos para os devotos.
A apresentação do Coral em Libras na arquibancada no Largo do Redondo encantou quem seguia pelo cortejo. Fizeram parte do Coral a professora de Libras Leilane Monteiro, do Instituto Felipe Smaldone, juntamente com seus alunos, e Lorena Ratis, graduanda do curso de Letras Libras da UEPA, em conjunto com os alunos do curso Coral Mãos em Melodia.
Com o lema “Nada sobre nós sem nós”, a procissão saiu da Praça Santuário, logo depois da chegada da Romaria dos Corredores, e percorreu as avenidas Generalíssimo Deodoro, Braz de Aguiar, Quintino Bocaiúva e Nazaré, encerrando novamente na Praça Santuário, perfazendo um total de 1,45 km.
A Romaria da Acessibilidade foi idealizada para atender a um antigo desejo de devotos com deficiência e mobilidade reduzida que sonhavam em participar do Círio, mas não se sentiam aptos para participar devido à distância e à grande concentração de fiéis nas outras romarias.






