TCE-PA lança catálogo “Frutos da Amazônia” em valorização a biodiversidade da Amazônia

Durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) lança o catálogo “Frutos da Amazônia: Biodiversidade, sustentabilidade e o papel dos Tribunais de Contas na Agenda 2030”, um compilado especial sobre a variedade de frutos nativos da região amazônica e os impactos advindos das alterações do clima e demais ações predatórias, como o desmatamento na maior floresta tropical do mundo.

Algumas das espécies elencadas se encontram vulneráveis à extinção, merecendo atenção das autoridades em diversos níveis para a adoção de providências que mitiguem tais consequências, não somente para a natureza, mas principalmente à vida cotidiana na Amazônia e suas tradições de consumo.

Futuro sustentável - Sensível ao tema, o TCE-PA apresenta as principais frutas dotadas de grande valor cultural, alimentar, medicinal e econômico, destacando a importância de se preservar os bens naturais disponíveis como parte de um investimento para o futuro sustentável das próximas gerações.

Cabe aos Tribunais de Contas um importante papel nesse cenário: fiscalizar políticas públicas ambientais, além de avaliar programas governamentais para comunidades tradicionais e agricultores familiares, verificando a efetividade da Agenda 2030.

A preservação desses recursos naturais está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2, 12, 13 e 15, da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: erradicar a fome, a produção e consumo sustentáveis, a ação climática, a vida terrestre e instituições eficazes.

O catálogo “Frutos da Amazônia”, produzido em parceria com o TCMPA e com o MPC-PA, também estará disponível em versão digital no Portal do TCE-PA.

A organização da publicação foi da Auditoria Interna do TCE-PA e revisão da Assessoria de Comunicação e Relações Públicas.

Clique aqui para ver o catálogo.