Pacto Pró-Equidade Racial se consolida como ação para o enfrentamento ao racismo

O Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, implantado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e coordenado pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), consolidou-se como uma relevante iniciativa de fortalecimento da atuação em rede para o enfrentamento do racismo estrutural, reunindo a adesão de mais de 60 instituições públicas e privadas.
Ao longo de 2025, os grupos de trabalho do Pacto promoveram reuniões periódicas voltadas ao intercâmbio de boas práticas, à apresentação de resultados alcançados e ao estímulo à implementação de ações institucionais efetivas pelas entidades signatárias.
Nesse contexto, a Jornada de Boas Práticas, que contou com a participação de mais de 360 pessoas, destacou-se como um espaço estratégico de compartilhamento de experiências, disseminação de iniciativas exitosas e incentivo à adoção de novas políticas voltadas à promoção da equidade racial.
As ações desenvolvidas no âmbito do Pacto também foram apresentadas em eventos de projeção nacional e internacional, como o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, o XVI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas) e o estande do Sistema Tribunais de Contas durante a COP 30.
Compreendida como um compromisso coletivo e contínuo, a promoção da equidade racial seguirá como eixo estratégico do Pacto, que, em 2026, dará continuidade à mobilização institucional com vistas à transformação de realidades e ao fortalecimento de políticas públicas inclusivas.
pro P5jsVukJ