A Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), promoveu a capacitação de servidores lotados nos gabinetes dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) para o uso prático da Plataforma Pharus.
A formação foi realizada na Sala de Treinamento da Ecav, nesta terça-feira (27), e teve como facilitador o subsecretário de Tecnologia da Informação, Carlos Gomes.
A Plataforma Pharus é um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) que reúne painéis com dados e indicadores apresentados por meio de tabelas e gráficos, abordando diferentes temas das áreas de gestão e fiscalização. As informações são consolidadas de forma a apoiar a análise dos gestores e subsidiar a tomada de decisões.
Atualmente, a plataforma disponibiliza painéis das áreas de processos, fiscalização, plano de gestão, orçamentário-financeiro, gestão de pessoas, dentre outras, bem como agrega o conceito de gestão à vista por meio do projeto Pharus TV.
O nome Pharus, que significa “farol” em latim, simboliza o papel da plataforma como instrumento de orientação para conselheiros, conselheiros substitutos e servidores do TCE-PA. O projeto é uma evolução do Painel Gerencial de Processos, desenvolvido em 2017 para a Corregedoria do Tribunal e retomado em 2021, quando passou a abranger outras áreas, proporcionando uma visão gerencial mais ampla da instituição.





