Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), o I Ciclo Formativo de Letramento Racial, que é uma das ações do Pacto Pró-Equidade Racial, iniciativa da Corte de Contas, foi destaque no programa Sem Censura Pará, da TV Cultura, apresentado pela jornalista Vanessa Vasconcelos.
A professora da Universidade de São Paulo e servidora do Tribunal de Contas dos Municípios de São Paulo, Eunice Prudente; e a secretária da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), Maria do Carmo Sousa, foram entrevistadas nesta quarta-feira, 28.
Vanessa Vasconcelos enfatizou que a rede Cultura integra o Pacto Pró-Equidade Racial, criado pelo TCE-PA em 2024, que atualmente conta com 61 instituições signatárias.
A professora-doutora Eunice Vasconcelos destacou a importância de um órgão de controle externo ter uma iniciativa como o Pacto, mostrando o envolvimento do Sistema de Tribunais de Contas para a equidade racial.
A secretária da Ecav, Maria do Carmo, expôs o objetivo do Primeiro Ciclo e ressaltou que ainda estão previstas mais duas edições por semestre, em 2026.
Letramento - O objetivo do evento é promover espaços de diálogo, capacitação, reflexão e desenvolvimento de competências relacionadas ao letramento racial entre os servidores das instituições que integram o Pacto, contribuindo diretamente para a construção de ambientes organizacionais mais inclusivos, equitativos e comprometidos com a justiça social.
Participam do Primeiro Ciclo o Tribunal Regional Eleitoral – TRE/PA, Ordem dos Advogados do Brasil –Seção Pará -OAB-PA e o Ministério Público do Estado do Pará – MPPA.
Nesta primeira edição está sendo apresentado o Censo Étnico-Racial dos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa-PA) e a Afroteca do Ministério Público do Estado do Pará.



