Auditoria Operacional na Área de Educação


 

Auditoria Operacional na Educação - Ensino Médio

A presente auditoria operacional é originária de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o TCU e demais Tribunais de Contas Estaduais e Municipais, considerando a necessidade de realizar uma Auditoria em ações governamentais na área de educação, com a finalidade de identificar os principais problemas que afetam a qualidade e a cobertura do Ensino Médio do Estado do Pará, mediante a proposição de oportunidades de melhoria nessa área.

Para isso, foram elaboradas duas questões de auditoria, relacionadas à gestão das escolas públicas estaduais de ensino médio e sua estrutura física, quais sejam:

1)      De que forma a Secretaria de Educação tem buscado o aperfeiçoamento da gestão das escolas?

2)      Em que medida a infraestrutura das escolas proporciona condições necessárias para o atendimento das demandas de ensino médio?

Com os resultados obtidos nesta Auditoria, foram identificados problemas, dentre os quais pode-se citar deficiência no processo de elaboração, revisão e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) e Planejamento anual das escolas públicas de ensino médio; deficiência no apoio, acompanhamento e avaliação do desempenho da escola e de seus gestores por parte da SEDUC/URE/USE; deficiência de supervisão da SEDUC/URE/USE nas escolas; baixa participação social na gestão da escola; e infraestrutura precária das escolas públicas.

Essa auditoria teve como propósito contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade do Ensino Médio e ampliação da sua cobertura no Estado, além de ser um instrumento de suporte à tomada de decisões das autoridades educacionais responsáveis pela construção e execução de políticas públicas, servindo de referencial, inclusive, para aqueles que desejarem aprofundar os estudos nas questões abordadas.