Centro de Memória do TCE encanta visitantes

 

O Centro de Memória do TCE-PA recebeu na última quinta-feira, 19, duas ilustres visitas do cenário político e educacional paraense.

 
O deputado estadual Gabriel Guerreiro e a diretora da Faculdade Fibra Izabel Amazonas, estenderam sua passagem pelo Tribunal à compromissos profissionais, para conhecer o Centro de Memória da Instituição, inaugurado em dezembro do ano passado.
 
Os visitantes ficaram encantados e surpresos com o espaço localizado no hall central do prédio do Tribunal, integrado pelo Memorial Serzedello Corrêa, Memória Institucional e Biblioteca Benedito Frade.
 
A professora Izabel Amazonas falou da importância do Centro de Memória para o Estado. “Fiquei encantada como cidadã paraense, por encontrar uma Instituição sólida e importante para o Estado como o TCE, abrindo sua história e suas portas para a comunidade”, declara.
 

“Hoje qualquer pessoa que cruzar as portas do Tribunal pode reviver anos da história do nosso Estado e encontrar aqui personagens ilustres que fundaram esta instituição e abrilhantaram a história paraense”, afirma a professora.

A professora, que fez questão de visitar todos os espaços do Centro, elogia a iniciativa do TCE. “Este espaço registra uma nova postura do Tribunal de Contas que não está mais só para julgar e condenar, mas aquele órgão que está para tomar conta do que é da sociedade e principalmente orientar”, afirma Izabel.
 
Durante a visita o deputado Gabriel Guerreiro também falou da importância de Centro para a sociedade “Fiquei encantado com o espaço, pois trata-se de um resgate histórico raro, que valoriza nossa cultura e nossa história e ajuda na construção da cidadania de nosso povo”, declara Guerreiro.
 
O deputado ainda afirmou que após conhecer o espaço fará questão de divulgá-lo. “Vou me encarregar de divulgar isso para todos os meus colegas deputados, para ao virem ao Tribunal cuidar de seus afazeres, mas também passem no Centro de Memória, para ver o que é um exemplo”, declara.
 
E você, colaborador, não pode deixar de aproveitar e valorizar esse espaço, que é nosso, é de todos. Um pedacinho da riqueza de nosso Estado bem diante de nós.
 
Centro de Memóriado TCE-PA,
 
Memória Institucional, composta por uma galeria com os presidentes da Instituição, além de acervo histórico e fotográfico que fazem à história do TCE no Pará.
 
Memorial Serzedello Corrêa, uma homenagem ao general paraense Serzedello Corrêa, criador dos Tribunais de Contas do Brasil, que conta com um acervo de objetos pessoais e profissionais do mesmo, além da cripta com os seus restos mortais.
 
Biblioteca Benedito Frade, um espaço que oferece mais de sete mil títulos (livros, periódicos, revistas, cd-roms e etc) para consulta de colaboradores e do grande público.
 
O Centro de Memória do TCE-PA é aberto gratuitamente à visitação pública, das 08 às 13h30 horas.