Educação nos TC´S: Belém é sede de Encontro Técnico de Educação Corporativa

A capital paraense é a sede do VII Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas do Brasil, nos dias 05 e 06 de setembro. Com o tema "Controle Social e Educação Profissional nos Tribunais de Contas", o Educorp reúne 27 escolas de contas, servidores, técnicos e conselheiros dos TC´s do país e é uma realização conjunta do Tribunal de Contas do Estado do Pará, do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, Escola de Contas Alberto Veloso (TCE-PA), Escola de Contas Públicas (TCM-PA) e Instituto Rui Barbosa - IRB.

O objetivo do evento é tratar das boas práticas na gestão educacional e mobilizar os participantes a buscar soluções para os desafios enfrentados pelos Tribunais de Contas no processo de capacitação.  A solenidade de abertura aconteceu na sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) na segunda-feira, 05 de setembro, e contou com a presença de diversas autoridades.

 

Destaques pelas autoridades e visitantes

Os participantes do evento destacaram a importância da realização, pois aumenta a capacitação e integração dos técnicos, por meio da troca de informações e conhecimentos entre as escolas de contas.

O presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais e do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio, ressaltou a importância de Belém receber o VII encontro, o momento que o país vive e a necessidade de integração entre os Tribunais de Contas.

“O Encontro técnico é extremamente importante para o sistema de controle externo no Brasil. Também é relevante capacitar servidores, jurisdicionados, e aqueles que exercem papeis nos conselhos de gestão pública. Precisamos unir duas coisas na política pública: o bem utilizado, e verificar, além da legalidade, a transformação da vida do cidadão”, destacou o presidente do IRB.

“Este encontro representa a integração e o fortalecimento entre os Tribunais de Contas, através do fortalecimento das escolas de contas, que, por fim, é o caminho para fortalecer o controle externo”, destacou o conselheiro Cesar Colares, presidente do TCM-PA.

 “Este é o encontro anual das escolas de contas. É um momento único para compartilhar experiências, de se aproximar e saber sobre o trabalho desenvolvido pelas escolas. Após o encontro é que há um desdobramento maior para as atividades”, declarou a diretora da Escola de Contas do TCE-Rio de Janeiro, Paula Nazareth.

“Nosso desejo é realizar um controle externo com maior eficiência, acima de tudo pensando no bem da sociedade. Portanto, considero o Educorp um evento da maior importância para o Pará, e um marco no âmbito do sistema tribunais de contas”, observou o presidente do TCE-PA, conselheiro Luis  Cunha.

 

Programação 

Após a cerimônia de abertura, houve a palestra magna proferida pelo técnico da Controladoria Geral da União - CGU, Marcelo Ambrósio, que falou sobre o tema do VII Educorp "Controle Social e Educação Profissional nos Tribunais de Contas”. O palestrante destacou as ações e ferramentas utilizadas pela CGU no fomento do Controle Social, além de debater sobre a Lei de Acesso à Informação.

O primeiro dia também teve dois painéis, sendo um sobre “Pesquisa, Pós Graduação e Produção Científica nos TC’S”, cujos palestrantes foram Paula Nazareth, do TCE-RJ, e Natalia de Araújo do TCE-MG, mediados por Marina Spinelli, do TCE-MT. Já o outro painel abordou a “Estrutura, Funcionamento e Normatização das Unidades de Educação dos TC´s, Mapeamento de todos os documentos normativos produzidos pelas escolas e o Diagnóstico no MMD das Escolas de Contas”. O presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio, foi o mediador da mesa, que contou com a participação dos conselheiros Jaylson Campelo do Piauí e Dóris Coutinho do Tocantins.

Ainda na segunda-feira, a diretora da Escola de Contas Alberto Veloso, Géo Damasceno, falou sobre o projeto “Sexta da Integração”, durante a apresentação dos casos práticos exitosos,

Ao final da programação do primeiro dia, a conselheira Dóris Coutinho lançou o livro “O ovo da serpente”. Houve também a apresentação de um grupo de Carimbó,  e em seguida os participantes saborearam pratos típicos do Estado.