Diretora Nacional do PROMOEX visita o TCE

O TCE recebeu, sexta-feira, 12, a visita de Heloisa Garcia Pinto, Diretora Nacional do PROMOEX. Na ocasião, a Conselheira Lourdes Lima agradeceu o empenho com que ela tem conduzido as questões relativas às metas traçadas pelo PROMOEX para os TC’s do Brasil.
Acompanhada de sua equipe administrativa, a Conselheira Lourdes Lima reconheceu que em todas as demandas do TCE/PA no tocante aos prazos para a apresentação dos produtos do PROMOEX, Heloisa Garcia tem mostrado disponibilidade total para ajudar, orientar e esclarecer os pontos de dificuldades para o cumprimento das metas.
 
Por sua vez, Heloisa Garcia agradeceu as palavras da Conselheira Presidente, ressaltando que o ganho e a experiência obtidos na operacionalização do PROMOEX devem-se muito ao fato de o TCE/PA ter servido como um laboratório. Segundo a diretora, assim como ocorre em outros TC’s, a Corte de Contas paraense tem executado de forma exemplar o programa, tendo alcançado 78% do cronograma financeiro, com amplas condições de conseguir a aplicação máxima dos recursos previstos para a primeira etapa do programa, que se encerra em novembro deste ano.  
 
Afirmou ainda Heloisa Garcia, que iniciativas como a implantação de uma Escola de Contas e a realização do diálogo com as ONG’s que formam o 3º Setor, são ações que apontam para a essência daquilo que o PROMOEX propõe, ou seja, a capacitação dos jurisdicionados para que exerçam o controle social.
 
Tais investimentos, afirmou Heloisa Garcia, abrem caminhos para um diálogo permanente entre o TCE e a sociedade, cujas demandas impõem aos órgãos de controle ações cada vez mais transparentes e efetivas em relação aos gastos públicos.

 Adotando essa postura, o TCE evidencia que escolhe as boas práticas administrativas para formar uma pauta constante para a imprensa, numa relação respeitosa em que ambos prestam serviços de qualidade à sociedade, seja o TCE fiscalizando e orientando, seja a mídia divulgando os resultados positivos da fiscalização e orientação praticadas.