Conselheiro Nelson Chaves é homenageado em comemoração aos 100 anos da Faculdade de Medicina

O conselheiro Nelson Chaves representou o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA), em comemoração ao aniversário de 100 anos da Faculdade de Medicina do Pará, quinta-feira, 9.

Na ocasião o conselheiro, que coincidentemente foi professor naquela instituição, recebeu da faculdade certificado pelos relevantes serviços prestados durante a sua atuação como professor.

Desde o mês passado, a Faculdade de Medicina (FAMED) da UFPA realiza e recebe homenagens. No dia 17 de abril, a universidade comemorou o centenário em cerimônia junto aos membros da gestão superior da UFPA, além de professores e técnicos.

Histórico - De acordo com informações do site da UFPA, a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará foi fundada em 9 de janeiro de 1919, em Belém, por iniciativa conjunta de alguns membros da Associação Científica do Pará, que mantinha a Escola Livre de Odontologia do Pará. Com o médico paraense Camillo Henrique Salgado à frente do projeto, foi instalada oficialmente no dia 1º de maio de 1920, em sessão presidida pelo governador do Estado do Pará, Lauro Sodré, numa época em que se vivia a crise econômica da borracha na região amazônica.

Antônio Emiliano de Sousa Castro, o Barão de Anajás, ocupou então o cargo de diretor, por indicação de Camillo Henrique Salgado, que ficou como vice-diretor. Inicialmente, a entidade funcionou no Ginásio Paes de Carvalho, depois chamado Colégio Estadual Paes de Carvalho. Um ano e alguns meses depois de sua inauguração, a instituição se desvinculou da Associação Científica, quando seu corpo docente passou a administrá-la.

A Faculdade contou em seu início com cerca de 60 alunos, incluindo os de origem em estados vizinhos como Amazonas e Maranhão, que não possuíam até então cursos de nível superior nesta área.

Assista ao discurso:

100 facul 2019 ok2