16 de junho: aniversário de Innocêncio Serzedello Corrêa

Como Ministro da Fazenda,
uma das minhas maiores criações
foi a do Tribunal de Contas
(Innocêncio Serzedello Corrêa 1858-1932)

16 de junho é uma data especial tanto para o Tribunal de Contas do Estado quanto para todas as Cortes de Contas do Brasil. Afinal, no dia 16 de junho de 1858 nascia o paraense Inocêncio Serzedello Corrêa, o Ministro de Estado da Fazenda que tirou do papel o projeto de criação do Tribunal do Contas da União (TCU), a Corte que deu origem a criação de todos os Tribunais de Contas brasileiros, os estaduais e os municipais.

Portanto, é com grande honra e satisfação que todo dia 16 de junho o Tribunal de Contas do Estado do Pará comemora o aniversário de nascimento de Serzedello Correa. “Esta Corte de Contas relembra com orgulho o dia do seu implantador”, afirmou a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, durante a Sessão Plenária desta terça-feira 15. Em seguida, a Conselheira leu um resumo do currículo extraordinário do homem público que rompeu as fronteiras paraenses para ter merecido destaque e reconhecimento no cenário político nacional.

Innocêncio Serzedello Corrêa, General de Brigada, nasceu em Belém do Pará. Engenheiro militar, abolicionista e republicano, construiu na vida pública brasileira uma singular trajetória, marcada por feitos ambiciosos em todos os campos nos quais atuou.

Dotado de inteligência incomum, concluiu com distinção todos os cursos da carreira e foi um importante articulador da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

Após a queda da monarquia, foi nomeado Governador do Paraná e depois Ministro das Relações Exteriores, cargo que exerceu cumulativamente com a pasta da Justiça. Foi, ainda, Ministro da Fazenda, da Agricultura, Deputado Constituinte em 1881 e assumiu outros cargos públicos como Prefeito do Rio de Janeiro.

Restos mortais no Palácio Serzedello Corrêa

No dia 10 de novembro de 1982, seus restos mortais foram trasladados do Rio de Janeiro para o Hall do Tribunal de Contas do Estado do Pará. Serzedello Correa, empresta seu nome para a unidade de preparação e educação continuada dos servidores do Tribunal de Contas da União, denominada Instituto Serzedello Corrêa - ISC.

O Centro de Memória do TCE existe com o objetivo de preservar e divulgar a vida e a obra de seu criador, através de exposição temporárias e permanentes, de ações socioeducativas e para promover a salvaguarda e a difusão da Coleção Bibliográfica e Arquivística da Corte de Contas originada a partir da grande contribuição deste paraense ilustre para o fortalecimento das instituições públicas brasileiras.