Com o objetivo ratificar as parcerias já existentes entre o TCE-PA e o Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), bem como estabelecer novas iniciativas conjuntas entre as duas instituições, a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, recebeu em audiência as dirigentes do CRC-PA Regina Vilanova e Leila Sousa Elias, respectivamente Presidente e Vice-presidente do Desenvolvimento Profissional do Conselho.
Na visita, a Presidente do CRC-PA entregou à Conselheira Presidente um exemplar do informativo daquele órgão no qual a realização do III Fórum TCE-PA & Jurisdicionados é uma das matérias de maior destaque. Regina Vilanova aproveitou a audiência para propor duas novas parcerias com a Corte de Contas; a primeira, a realização de um curso de capacitação em Contabilidade aplicada ao setor público e à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
De acordo com Regina Vilanova, o objetivo do curso é atualizar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de planejamento, gestão orçamentária, financeira e contabilidade pública no âmbito da administração pública estadual e municipal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos.
Ainda segundo a Presidente do CRC-PA, o curso é destinado a contabilistas e servidores públicos que atuem em rotinas de planejamento, administração orçamentária e financeira e em processos de compras de mercadorias e contratação de serviços no âmbito do setor público.
Sala dos contabilistas
Durante a audiência, a Presidente do CRC-PA propôs a segunda parceria; ela entregou à Presidente do TCE-PA um pedido formal para que a Corte de Contas conceda aos profissionais da Contabilidade uma sala de atendimento aos contabilistas. Regina Vilanova afirmou que a Ouvidoria do órgão – que conta atualmente com aproximadamente dez mil profissionais em todo o Estado – tem recebido constantes pedidos dos profissionais da área para que seja disponibilizado um espaço com este nas Cortes de Contas locais.
Ao agradecer a visita e as solicitações, a Conselheira Lourdes Lima disse que irá avaliar cada demanda com atenção e prestimosidade, e aproveitou para reiterar a sua disposição de não só manter como ampliar as parcerias firmadas entre o Conselho Regional de Contabilidade do Pará, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Corte de Contas, a exemplo do que vem ocorrendo com o Fórum TCE-PA & Jurisdicionados.