Pós-graduação em Controle Externo encerra fase das aulas

Pós-graduação em Controle Externo encerra fase das aulas

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Controle Externo para servidores pertencentes ao quadro do TCE-PA encerrou a etapa das aulas na sexta-feira 03. O encerramento de mais esta fase contou com uma discreta celebração, na qual compareceu a Presidente da Corte de Contas, Conselheira Lourdes Lima.

Para surpresa da Presidente, como forma reconhecimento pelo apoio recebido da instituição na figura dos seus conselheiros e dirigentes, os alunos lhe ofertaram um buquê de rosas. Sensibilizada, ela proferiu um breve pronunciamento onde destacou sua satisfação pelo momento que todos ali estavam alcançando. A Conselheira Lourdes Lima lembrou a pequena evasão, pois de 50 alunos/servidores inicialmente inscritos, 43 seguem para a fase final, a da entrega das monografias.

Enfim, a Conselheira Presidente lembrou que a iniciativa tem atingido as suas metas até o momento, e tem tudo para se transformar em mais uma conquista relevante dos servidores do TCE-PA. A Presidente disse também que graças ao financiamento feito pelo PROMOEX, ao apoio expressivo e significante do programa, foi possível a realização do curso, motivo pelo qual ela gostaria de registrar o seu agradecimento pela parceria.

Ela acrescentou sua satisfação em estar presente daqui a seis meses na cerimônia de formatura dos concluintes, acrescentando que iniciativas como aquela sempre contam com o apoio da sua gestão. Após sorteios, os servidores Daisy Carneiro, Maurício Cerqueira, Antonio Carlos Meireles e Carmem Serrano saudaram a Presidente em nome dos participantes. Esta última citou uma frase que aprendera com seu pai que tocou a todos: “Quem não vive para servir, não serve para viver”.

Objetivo

O objetivo da iniciativa é capacitar os servidores do TCE-PA, contribuindo para uma melhor avaliação dos aspectos de economicidade, eficiência e efetividade da Administração Pública, preparando-os para atuar como agentes de dinamização das mudanças das mudanças no processo de modernização da Corte de Contas.

O conteúdo do curso abordou temas diretamente relacionados ao Sistema de Controle Externo, divididos em 17 módulos, onde foram abordados assuntos de caráter orçamentário, jurídico, financeiro, gestão pública, entre outros, apresentando um foco específico nas seguintes auditorias: governamentais, obras, desempenho operacional e tecnologia da informação.

Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP)

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Controle Externo disponibilizado aos servidores do TCE-PA foi realizado pelo tribunal em parceria com Associação Cearense de  Estudos e Pesquisas (ACEP), que forneceu professores e conteúdo programático. O curso teve duração de 400 horas aulas teóricas e seu período de realização foi de 20.08.09 a 03.09.2010. Foram ofertadas 50 (cinquenta vagas). Quarenta e três servidores estão aptos a finalizá-la.

Confira abaixo a relação de servidores por área seus respectivos nomes:

Departamento de Controle Externo: 24
Gabinete de Conselheiros: 04
Departamento Financeiro: 02
Departamento de Administração: 06
Departamento de Informática: 02
Secretaria: 03
Coordenação de Apoio aos Conselheiros: 02
Total: 43

O último módulo ofertado foi “Auditoria de Tecnologia de Informação”, ministrado pelo professor Cláudio Reginaldo Alexandre.

Alunos:
1.    Allan de Miranda Bruno
2.    Álvaro Alves da Rocha Neto
3.    Ana Paula Cruz Maciel
4.    Anastácio Trindade Campos
5.    Antonio Carlos de Farias Meireles
6.    Antonio Manoel Gomes da Cunha Troeira
7.    Antônio Roberto de Siqueira Gomes
8.    Arão de Jesus Rocha
9.    Carlos Alberto Belo da Silva Júnior
10.    Carlos Alberto Machado Rufino Júnior
11.    Carlos César Silva Gomes
12.    Daisy Maria Bentes Dias Carneiro
13.    Douglas Gabriel Domingues Júnior
14.    Edevaldo Sebastião Rodrigues Lopes
15.    Emanoel Socorro do Amaral pinheiro
16.    Esther Barbosa Mácola
17.    Francisco Rodrigues Silva Filho
18.    Jorge Batista Júnior
19.    José Arlindo Siqueira da silva
20.    Lúcia Helena Bastos Aranha
21.    Lucival Corrêa de Melo Júnior
22.    Luiz Antônio Castro de Carvalho
23.    Luiz Carlos Bentes Horta
24.    Luiz Roberto dos Reis Júnior
25.    Luiz Thomaz Conceição Neto
26.    Manoel José Pandolfo Ramos
27.    Márcia Bastos Naif Daibes
28.    Maria de Fátima Martins Leão
29.    Maria de Lourdes Lobão Pessoa
30.    Maria do Socorro Lobão da Silva
31.    Maria Lúcia Vinagre Monteiro
32.    Maurício Maia Cerqueira
33.    Nazaré Oliveira Araújo
34.    Patrícia Ruffeil Maués Horta
35.    Primênia Suelena Nunes Chama
36.    Raimundo Caldas Batista
37.    Reinaldo dos Santos Valino
38.    Ruth Helena Delgado Bastos
39.    Silvia Helena Pessoa Bandeira
40.    Tânia Cristina Cruz Gueiros
41.    Tereza Cristina Araújo dos Reis
42.    Terezinha de Jesus Ferreira Ribeiro
43.    Waldeci Rodrigues dos Santos


Monografia

Entrega de trabalho monográfico ou artigo ao final do curso, pertinente à área de conhecimento do curso e de acordo com as normas científicas, com orientação de professor escolhido pelo aluno dentre o corpo docente do curso. O prazo para entrega é fevereiro de 2011.

Agradecimentos

A servidora Carla Costa, em nome da Seção de Capacitação de Pessoal, registrou os agradecimentos daquela seção aos departamentos que sempre apoiaram a realização do curso. Ela citou a Seção de Transporte, o Departamento de Informática, a Divisão de Material e a Rádio TCE. Carla Costa também agradeceu aos funcionários do Belém Soft Hotel, entre outros.