Tribunal de Contas adere ao Novembro Azul

Novembro é um mês importante para o público masculino, quando se realiza a Campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata. O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) está atento a esta causa e participa da campanha com ações que auxiliam no combate a esse mal que atinge a saúde masculina.

Ao longo do mês, a Assessoria de Comunicação e Relações Públicas realizará a publicação de conteúdo informativo sobre o tema no Portal TCE e nos perfis do Tribunal nas redes sociais. O dia de destaque da campanha é 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, e que no TCE-PA, por coincidir com dia de sessão plenária, terá as ações transferidas para o dia 18, quando a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida distribuirá aos servidores o laço símbolo da campanha, alertando para as vantagens do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A realização da campanha no âmbito do TCE-PA é coordenada pelo Conselheiro Luis Cunha, coordenador da área de Assistência Social do Tribunal, e pela Secretaria de Gestão de Pessoas. O objetivo é conscientizar sobre a importância de uma atitude preventiva diante da doença, além de estimular a realização do exame periódico.

Histórico – Segundo informações do Ministério da Saúde, a Campanha Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Estima-se que, diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São esperados para este ano 68.220 novos casos.

O diagnóstico precoce é um forte aliado para a cura do câncer de próstata. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista mesmo na ausência de sintomas para saber mais sobre os possíveis exames a serem feitos como o toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

O Ministério da Saúde afirma que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados no caso de suspeita de câncer, como biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. Daí a importância fundamental do aconselhamento médico em todo o processo de diagnóstico.

Leia mais sobre a Campanha Novembro Azul acessando o material desenvolvido pela CSQ aqui .