Conselheiros do TCE-PA são empossados no IRB, Atricon e Audicon

Maior articulação entre as instituições, o emprego de tecnologias na área da fiscalização e o fortalecimento do sistema de controle externo foram alguns dos temas destacados pelas novas lideranças da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) para o biênio 2022-2023, empossadas em cerimônia conjunta realizada na terça-feira, 22 de fevereiro, em Brasília (DF).
 
A vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheira Rosa Egídia Lopes, tomou posse como suplente na composição da nova diretoria do IRB. O Conselheiro Odilon Inácio Teixeira assumiu o posto de diretor de Relações Jurídico-Institucionais da Atricon. A Conselheira Substituta Milene Cunha ocupará nos próximos dois anos o cargo de vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais na Atricon e o de vice-presidente Jurídico-Institucional da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas, a Audicon.
 
Entre outras autoridades, participaram presencialmente da posse os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e Antônio Anastasia, além de conselheiros e assessores de 26 Tribunais de Contas e representantes de entidades ligadas ao sistema de controle externo.
 
Assista, na íntegra, a posse em: https://www.youtube.com/watch?v=Dxld2lunAZA.
 
Representatividade - O Instituto Rui Barbosa é uma associação civil criada pelos Tribunais de Contas do Brasil em 1973 com o objetivo de auxiliar os tribunais no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades dos tribunais de contas. É conhecido por ser o braço acadêmico do Sistema de Controle Externo, por conta dos seus eventos, seminários, congressos, revistas técnicas, livros, e por este motivo é reconhecida como a casa do conhecimento dos Tribunais de Contas.
 
Criada em 16 de agosto de 1992, a Atricon atua com o intuito de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas e de seus membros, visando a aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade. 
 
A Abracom tem por finalidade agir em favor do entrosamento e coordenação das atividades de seus associados, objetivando a uniformização dos métodos de controle externo, atendidas as peculiaridades de cada região. Cabe à Associação propor medidas que assegurem o cumprimento pelos associados de todas as atribuições que lhe são conferidas pela Constituição Federal, pela Carta de cada Estado e pela sua respectiva Lei Orgânica
 
A Audicon é uma entidade civil de âmbito nacional, com sede e foro em Brasília-DF, que congrega os ministros e conselheiros substitutos dos Tribunais de Contas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Entre seus principais objetivos, destaca-se a defesa do controle externo exercido pelas Cortes de Contas, trabalhando pelo desenvolvimento e uniformização de procedimentos.
 
Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA), com informações da Ascom -TCE-PB
Fotos: Divulgação e acervo pessoal
 
posseentidadesA25.02.2022
Considerada uma das mais importantes entidades representativas do Controle Externo, a Atricon agora estará sob o comando do Conselheiro César Miola (TCE-RS)
  
cerimoniaposseE25.02.2022
 Consª. Lílian Martins (TCE-PI), Cons. Michel Houat (TCE-AP), Cons. Odilon Teixeira (TCE-PA), Consª. Rosa Egídia Lopes (TCE-PA),
Consª. Substª. Milene Cunha (TCE-PA) e Cons. Reginaldo Ennes (TCE-AP)
 
posseentidadesC25.02.2022
Cons. Cézar Colares (TCMPA), Consª. Rosa Egídia Lopes (TCE-PA), Cons. Edilberto Pontes (TCE-CE) e Consª. Mara Lúcia Barbalho (TCMPA)
 
posseentidadesD25.02.2022
Conselheira Mara Lúcia Barbalho, Conselheiro Cézar Miola e Conselheira Rosa Egídia Lopes juntos após a cerimônia em Brasília -DF