Autoridades paraenses recebem Medalha Serzedello Corrêa

Cinco personalidades públicas do estado foram agraciadas com a Medalha Serzedello Corrêa em sessão solene realizada nesta terça-feira, 12, no Plenário Conselheiro Emílio Martins, no edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

A Medalha Serzedello Côrrea, instituída pela Resolução nº 3.799, de 9 de outubro de 1970, é conferida pelo TCE-PA a pessoas de comprovada idoneidade moral e reconhecido merecimento, aferido pela prática de atos ou serviços relevantes em favor do Tribunal de Contas e do estado do Pará.

Foram contemplados com a honraria a presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 8ª Região, desembargadora Graziela Leite Colares; a presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), conselheira Mara Lúcia Barbalho, e o vice-presidente do TCMPA, conselheiro Antonio José Costa de Freitas Guimarães; a ex-governadora do estado Ana Júlia Carepa e o ex-deputado federal Josué Bengtson.

Representando os Conselheiros do TCE-PA, o Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro relatou a trajetória como homem público do patrono da honraria, Serzedello Corrêa, o qual foi responsável pela idealização e criação dos tribunais de contas no Brasil. O Conselheiro destacou ainda aspectos da carreira de cada um dos homenageados, os quais demonstraram o compromisso assumido em prol do bem-estar da população paraense.

“A Medalha Serzedello Corrêa, com as suas oito pontas, não nos deixa esquecer que são muitas as direções que devemos olhar em um estado tão vasto e diversificado, sendo que, neste particular, a homenagem que toda esta corte lhes rende, deve-se à certeza de que os cuidados com o bem público e com a sociedade se multiplicam em suas ações. Nossos agraciados são referências de vida profissional voltada para o desempenho e as relevantes contribuições ao estado do Pará, que acima de tudo se materializam com exemplos de agentes públicos que imbuídos de espírito democrático sustentam os nossos ideais republicanos e ratificam a escolha desta corte para a outorga de nossa maior honraria”, disse o Conselheiro Fernando Ribeiro.

Em nome dos contemplados, a presidente do TRT – 8ª Região, desembargadora Graziela Leite Colares, manifestou a satisfação em receber a comenda em meio aos 75 anos do TCE-PA. Em seu discurso de agradecimento, exaltou a figura de Serzedello Corrêa, o qual também se mostra como um exemplo de homem reto e íntegro.

“Destaco também a importância da proximidade das instituições, especialmente em um estado tão grandioso como é o Pará. O TCE tem dado exemplo de realização de eventos que buscam cada vez mais capacitar os integrantes das instituições para melhor e maior eficiência da gestão pública, possibilitando a maior efetividade desses investimentos”, declarou a desembargadora do TRT 8ª Região.

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, lembrou que a outorga da Medalha Serzedello Corrêa faz parte das comemorações dos 75 anos da corte de contas, iniciadas no dia 7 de junho com a realização do Fórum de Inovação e Transformação para o Controle Atual e Futuro, ocorrido no Hotel Grand Mercure, em Belém. O evento contou com a presença do ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e do vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, além de outros importantes nomes do Direito e do Controle Externo do país.

“É um momento de grande alegria para nós podermos conceder a Medalha Serzedello Corrêa a essas autoridades que demonstraram em seus currículos o empenho dedicado e o trabalho desenvolvido em favor do povo paraense”, disse a Conselheira Lourdes Lima.

Estiveram presentes na solenidade o procurador-geral de contas Patrick Mesquita, o conselheiro aposentado do TCE-PA Lauro Sabbá, o coronel da Polícia Militar Adenilson Rodrigues Júnior, representando o comandante geral da PM coronel Dilson Júnior, o secretário-adjunto de estado da Fazenda Lourival de Barros Barbalho Júnior, o conselheiro substituto aposentado do TCE-PA Edilson Oliveira e Silva, as procuradoras de contas do estado Deíla Maia e Danielle da Costa e o secretário adjunto de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Arthur Moraes.