Conselheiros e servidores do TCE-PA recebem homenagem do Ideflor-Bio pelos serviços prestados ao Pará

O evento Floresta Pará 2022 – “Caminhos para a Sustentabilidade”, realizado pelo governo do Estado do Pará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), encerrou a programação na quinta–feira (10), na Estação das Docas, em Belém.

Com o início na terça-feira (08), teve o objetivo de integrar diversos segmentos que desenvolvem atividades sustentáveis dos recursos florestais e a socialização do conhecimento técnico, científico, cultural e de saberes, com o propósito de promover a expansão do desenvolvimento sustentável de base florestal no Pará.

 Na solenidade de encerramento, houve homenagens à diversas autoridades, representantes de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil organizada, com a medalha do Ideflor, que completou 15 anos de fundação em abril de 2022.

Os homenageados prestaram relevantes contribuições ao Instituto e ao Estado ao longo desse período.

Em seu discurso, a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, agradeceu aos servidores do Instituto, ao governador Helder Barbalho e à vice-governadora eleita, Hana Ghassan, pelo apoio e desenvolvimento ambiental no Estado.

 A presidente do Instituto ressaltou a importância do evento, no sentido de promover o desenvolvimento, a qualificação e a conscientização para o uso de recursos sustentáveis dos bens e serviços da floresta.

“O Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, ao longo dos anos vem desenvolvendo ações e apoiando a gestão sustentável dos recursos naturais, o reconhecimento do potencial e contribuição dos saberes da floresta. Os programas e as ações na região amazônica estão sendo desenvolvidos com foco no desenvolvimento ambiental sustentável, justo e econômico”, afirmou.

Entre os agraciados, destacam-se os membros da Corte de Contas, como a Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lourdes Lima, e a Vice-Presidente Rosa Egídia, Conselheiro Fernando Ribeiro, Cipriano Sabino, Luís Cunha, Odilon Teixeira, Rosa Egídia, e os Conselheiros substitutos Julival Rocha, Milene Cunha, Edvaldo de Souza e Daniel Mello.

Também receberam as homenagens, o chefe de gabinete da presidência do TCE-PA, Josué Maestri; a chefe do Cerimonial, Dione Guimarães; o secretário de administração Gilberto Serique; a secretária de planejamento, Lilian Bendahan; a diretora da Escola de Contas Alberto Veloso, Kassya Bengston; secretária de Controle Externo, Ana Paula Maciel; a diretora Andrea Cavalcante e o assessor Luiz Fernando.

Para o chefe de gabinete, Josué Maestri, que esteve representando a presidência da Corte de Contas, a homenagem é um reconhecimento aos trabalhos do Tribunal para a sociedade paraense e ao estado.

 “Foi um evento muito bonito, com temas relevantes para o desenvolvimento do Pará e da Amazônia, e sobretudo de grande importância para nós do Tribunal de Contas, que recebemos essa honraria. Externo em nome dos demais servidores e servidoras, a nossa gratidão pela dedicação em fazer da Corte de Contas uma instituição compromissada com o desenvolvimento do estado, e isso inclui o desenvolvimento sustentável”, reiterou.

 Durante toda a programação, conferencistas, convidados, expositores e visitantes tiveram a oportunidade de participarem de reuniões, mesa-redonda e painéis sobre a construção de mecanismos que contribuam para o aumento da produtividade florestal em todas as suas potencialidades, e com a preservação do meio ambiente.

 Plano Sustentável -Nesse contexto de sustentabilidade, o Tribunal de Contas do Estado, trabalha um Plano de Logística Sustentável (PLS). A Resolução nº 19.456/2022 entrou em vigor, desde o último dia 09, com a publicação no Diário Oficial do Estado do Pará (Doepa).

O objetivo é atender a necessidade de promoção e aperfeiçoamento da gestão pública, com a implantação de uma política de sustentabilidade, a partir de ações integradas à logística sustentável, de redução dos impactos socioambientais, de sensibilização do corpo funcional e de difusão de boas práticas no âmbito do Tribunal de Contas.

O Plano está ainda alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que busca, em seu objetivo 16, construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Coordenado pelo Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade, os técnicos apresentarão o PSL na íntegra, em dezembro, durante o I Encontro TCE Sustentável, que ocorrerá no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, localizado na sede o Tribunal.

 

homenagemiderflorJ14.11.2022

homenagemiderflorI14.11.2022

homenagemiderflorG14.11.2022

homenagemiderflorH14.11.2022

homenagemiderflorF14.11.2022

homenagemiderflorE14.11.2022

homenagemiderflorD14.11.2022

homenagemiderflorB14.11.2022

homenagemiderflorA14.11.2022

homenagemiderflorC14.11.2022