Plano Estratégico de TI 2023-2028 é aprovado pelo Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação

O Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação (CDTI) aprovou a proposta do Plano Estratégico de TI (Peti) 2023-2028 em reunião realizada na última quinta-feira, dia 11. A elaboração do documento que norteará as ações da área de TI no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) foi elaborada pelo Grupo de Trabalho multidisciplinar, integrado por representantes das unidades que compõem o Comitê Diretivo de TI (CDTI), instituído pela Portaria nº 38.899, de 21 de julho de 2022. O Peti será ainda encaminhado pela presidência para deliberação pelos conselheiros em sessão plenária.

O Peti alinha-se ao Planejamento Estratégico desta Corte de Contas, tendo a perspectiva de proporcionar uma reflexão sobre o cenário de TI, reforçando sua missão, visão e valores como área estratégica e componente fundamental de apoio à atividade finalística do Tribunal.

A construção do Plano tem por objetivo estruturar estratégica, tática e operacionalmente os sistemas de informação, os serviços e a infraestrutura de TI, por meio do estabelecimento de métricas que visam auxiliar e dar suporte à tomada de decisões, possibilitando identificar as necessidades e planejar estrategicamente a alocação adequada dos recursos de pessoal e financeiros para a área de TI.

Entre os desafios a serem enfrentados estão a demanda por melhorias na segurança, proteção de dados e transparência da informação; a utilização de novas tecnologias com a finalidade de aumentar a produtividade e a demanda por ampliar a força de trabalho de servidores atuantes na área.

“A área de TI está avançando cada vez mais, especialmente no apoio à área finalística, e a tendência é o aumento de serviços e soluções com a finalidade de dar maior efetividade os processos de trabalho do Tribunal.”, comentou o secretário de TI Carlos Gomes.

O Peti 2023-2028 apresenta a proposta com cinco objetivos estratégicos: otimizar a gestão de recursos orçamentários e financeiros de TI; fortalecer a equipe de trabalho de TI e suas competências; elevar a segurança da informação, gestão de riscos e a proteção de dados em soluções de TI; prover e manter soluções de TI por meio de desenvolvimento, cooperação e aquisição; e aprimorar a governança, a gestão e o uso de tecnologia.

O atual Peti tem vigência até este ano de 2022, sendo o próximo planejado para os próximos 6 anos. Os resultados alcançados, bem como a mensuração dos indicadores do Peti 2018-2022 serão divulgados em janeiro de 2023 em relatório próprio a ser disponibilizado pela Setin e encaminhado ao CDTI para avaliação e acompanhamento.

 

WhatsApp Image 2022 11 16 at 13.23.01

WhatsApp Image 2022 11 16 at 13.25.10

WhatsApp Image 2022 11 16 at 13.24.43

 WhatsApp Image 2022 11 16 at 13.22.45