Ações finalizam programação da III Semana do Meio Ambiente

Pelo terceiro ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) promove a sua semana do meio ambiente. Realizada pela Coordenação de Assistência Médico Odontológica (CAMO), a programação de 2011 trouxe novamente ações de conscientização e responsabilidade ambiental.

As ações tiveram início desde segunda 06, quando começou a gincana ecológica. Houve a entrega de materiais radioativos e remédios vencidos, com direito a duas premiações. De inétido, a coordenação promoveu um dia para a limpeza de gavetas e, ainda, a programação especial no dia do encerramento (ver programação).
 
Na sexta-feira a semana foi encerrada com a realização de várias ações. Representando o presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino, o diretor de Administração Augusto Gambôa saudou os presentes e fez um breve pronunciamento sobre o tema meio ambiente, com ênfase na necessidade de servidores e cidadãos cumprirem seus papéis através de práticas sustentáveis e cientes da importância e premência da questão ambiental.
 
Em seguida a servidora da COSANPA, Lia Guedes, representando o presidente da companhia, Antonio Braga, falou aos presentes, destacando o Projeto Saneamento e Cidadania, que leva a escolas públicas e privadas, bairros e comunidades, explicações esclarecimentos sobre a questão da água. Antes de passar a palavra ao orador convidado seguinte, foi exibido um vídeo documentário sobre a ampliação do sistema de abastecimento de Belém.
 
Lia foi sucedida pelo engenheiro Gilberto Von Grap, o qual, por sua vez,  fez um pronunciamento sobre a preocupação mundial com a questão ambiental, apresentando indicadores sobre o volume mundial de reservatórios de água, a importância geopolítica da Amazônia, a escassez de investimentos e a relevância da conscientização sobre a correta utilização da água, uma vez que é um recurso mineral esgotável.
 
Convênio
 
Após as manifestações, houve a apresentação do representante da Rede Voluntária de Educação Ambiental (REVOLEA), Rafael Muniz. O voluntário expôs os objetivos que originaram a REVOLEA, e apresentou dados e imagens de lixos e dejetos expostos pelas ruas centrais de Belém. Rafael também mostrou imagens de vídeo que retratam oficinas e trabalhos da rede na sociedade.
 
No final, foi celebrado um convênio entre o TCE e a REVOLEA, cujo objeto será cooperação técnica para desenvolvimento de práticas ambientais e medidas socioambientais positivas em prol do homem e da natureza. Assinaram o convênio o diretor de Administração do TCE Augusto Gambôa e o membro da REVOLEA Helber Silva.
 
Premiação
 
Gisele Bernardes (Comunicação), foi grande vencedora da arrecadação de medicamentos vencidos. Sônia Segtowich (CAMO), ficou com a segunda colocação e Mônica Santos (DRH) foi a terceira colocada. Gisele e Sônia receberam cestas com produtos orgânicos. Mônica ganhou um livro relacionado à questão.

alt