Na quarta-feira, 9, Santarém sediou o V Simpósio de Cidadania e Controle Social, evento promovido pela Unidade de Representação do TCE-PA (UR1 Santarém) e Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) no Auditório do Ministério Público do Pará no município.
O Simpósio veio promover a conscientização e o debate sobre o controle social, exercido pelos cidadãos, a transparência e a educação fiscal, buscando despertar a participação ativa da população na construção de um ambiente social mais justo, ético e responsável.
Os Conselheiros Luís Cunha e Cipriano Sabino estiveram presentes na abertura da programação, também prestigiada por autoridades locais, representantes de instituições jurisdicionadas do Tribunal de Contas e estudantes de diversas áreas do conhecimento.
Os participantes assistiram a quatro apresentações relacionadas ao controle social, licitações e à educação fiscal. A primeira palestra da programação teve como ministrante o auditor de controle externo do TCE-PA Roberto Reis, que apresentou o tema “Controle social e a Nova Lei de Licitações: Promovendo transparência e eficiência na contratação pública”. Em seguida, a coordenadora do Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém, Josilene Pinto, discorreu acerca da “Educação Fiscal: Desvendando os Caminhos para a Cidadania Responsável”.
O Promotor de Justiça do Ministério Público Túlio Novaes explanou a respeito do “Controle Social como Instrumento de Concretização do Valor Cidadania”. A última apresentação foi realizada pela auditora de controle externo do TCE-PA Andréa Cavalcante, que palestrou sobre a “Ética no cotidiano: Pequenas atitudes, grandes consequências”.
Promovido desde 2017 pela Ecav e UR1, o Simpósio de Cidadania e Controle Social é uma iniciativa voltada para a capacitação e ao incentivo do efetivo controle social, à educação fiscal, à função social e a atuação do controle externo no Terceiro Setor.