Na presidência da sessão plenária desta quinta-feira, 9, o Conselheiro Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Fernando Ribeiro, fez convite em Plenário para o lançamento do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial no Estado do Pará nesta sexta-feira, 10, às 9h, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.
O evento prevê a realização de palestra magna a ser proferida pela Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia, Lívia Sant’Anna Vaz, que irá abordar “O papel das organizações públicas na promoção da equidade e na desarticulação do racismo estrutural”. Haverá ainda mesa redonda com o tema Letramento Racial e os instrumentos de desarticulação do racismo.
Na ocasião também ocorreu o convite aos membros e servidores do TCE-PA para a Missa de Ação de Graças pelo Dia das Mães, a ser promovida na próxima segunda-feira, 13, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, a partir das 10 horas. O ministrante da cerimônia será o padre barnabita Francisco Assis, da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Foram aprovados votos de congratulações a todos os agraciados com o Colar de Mérito Institucional concedido pelo Ministério Público de Contas do Estado do Pará em cerimônia transcorrida na última quarta-feira, 8, no salão nobre da sede administrativa do MPC-PA.
Entre os agraciados estiveram a Conselheira Daniela Barbalho, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA); a vice-governadora do estado Hana Ghassan Tuma; o Procurador-Geral de Justiça do Pará, César Mattar Jr.; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), Alexandre Tourinho; e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPPA), Manoel Murrieta.
As congratulações se estenderão ao Procurador-Geral de Contas Stephenson Victer e aos demais membros do Parquet pela iniciativa da homenagem às autoridades.
Os Conselheiros também foram favoráveis à moção de parabéns ao Doutor em Física pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor Luís Carlos Bassalo Crispino, em razão de sua posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências Físicas na quarta-feira, 8, no Rio de Janeiro (RJ).
Para o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro, a moção destinada ao professor Luís Carlos é uma forma de reconhecimento ao destaque de um paraense em uma área tão importante como as ciências físicas em nosso país.