A última quarta-feira, 18, foi um dia muito especial para crianças e adolescentes do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) e para o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), com a realização da oficina de pintura de barcos destinados à tradicional exposição Canoas de Promesseiros, em preparação à programação do Círio 2024.
O CAEE está inserido em espaço compartilhado com a EEEFM Visconde de Souza Franco, e neste ano, os alunos da rede estadual atendidos pela instituição, com idade a partir de 6 anos até adolescentes, acompanhados dos familiares, participaram da pintura de 24 barcos de miriti.
Durante a manhã, os alunos da CAEE puderam pintar barquinhos produzidos pelos artesãos de Abaetetuba, desenvolvendo suas habilidades motoras e artísticas, além de experimentarem um momento de lazer proporcionado pelo TCE-PA.
Em 2023, o CAEE recebeu parte dos barcos que são destinados às escolas da rede pública ao final da exposição alusiva à romaria fluvial.
A equipe do TCE foi recebida pela diretora do CAEE, Liliane Cassiano, junto com a vice-diretora Ana Cleonice Marques, além de professores, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, especialistas em educação, estagiários e demais profissionais especializados.
Inaugurado em 25 de janeiro de 2022, o Centro atende 195 alunos que fazem parte dos grupos da educação especial, composto por três núcleos de referência: Núcleo de atendimento ao estudante do espectro autista, Núcleo de atividade de atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação e Núcleo das atividades psicomotoras, oferecendo ainda os serviços de avaliação educacional especializada e acolhimento/orientações às famílias.
Além dos atendimentos nos núcleos, são mantidas parcerias com a UEPA e UFPA (atendimentos com academicos de Terapia Ocupacional e de Fonoaudiologia e o projeto de alfabetização Paulo Freire com pedagogos voluntários).