Cinquenta alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Papa Paulo VI, em Novo Repartimento, no sudeste paraense, participaram de palestra do TCE Cidadão nas Escolas, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), na quarta-feira, 2, com o objetivo promover o fortalecimento da cidadania e do controle social, oferecendo aos participantes um melhor entendimento sobre os princípios da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A atividade é inédita, pois pela primeira o município recebeu a atividade do Programa.
A palestra em Novo Repartimento é fruto da parceria entre a Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), unidade do TCE responsável pelo Programa e a Unidade Regional de Marabá (UR2). A ação educativa também contou com a presença de membros do corpo docente da Escola Estadual sob a direção de Maria Creuza Soares Barbosa.
Os facilitares foram Rafael Larêdo, secretário da Unidade Regional do TCE-PA em Marabá; e José Walter Filho, auditor de controle externo da Unidade Regional de Marabá do Tribunal.
Foram abordados temas sobre a correta aplicação dos recursos públicos e sobre os mecanismos disponíveis aos cidadãos para acompanhar e fiscalizar as ações governamentais, como o Portal da Transparência e outras plataformas virtuais. Os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento do Tribunal de Contas e entender como suas ações impactam diretamente o cotidiano, em especial, da sociedade a qual integra.
No diálogo com a comunidade escolar, os facilitadores destacaram o papel da Ouvidoria do TCE-PA como importante canal de comunicação entre a sociedade e a Corte de Contas.