As Conselheiras Rosa Egídia Crispino C. Lopes (Presidente), Daniela Lima Barbalho e a Conselheira Substituta Milene Dias da Cunha, do Tribunal de Contas do Estado do Pará, participam do livro "Magníficas Mulheres: Mulheres do Sistema de Justiça", chancelado pelo Instituto Brasileiro de Direito Público e Privado (IBDPP).
A obra foi lançada na última quarta-feira, 11, às 19 horas, na Estação das Docas, em Belém. A cerimônia de lançamento foi bastante concorrida contando com a presença da vice-governadora Hana Ghassan e da ministra do Tribunal Superior Eleitoral Edilene Lobo.
Coordenado pelos advogados Giussepp Mendes, Jeferson Bacelar e Denise Mendes, o livro conta com a participação de cerca de 100 autores, entre juristas, ministras de tribunais e grandes personalidades, que são homenageadas pela relevante atuação no cenário jurídico brasileiro.
A Presidente Rosa Egídia integra a obra com o artigo intitulado "O feminismo universalista de Nussbaum: uma resposta às críticas feministas ao liberalismo", que tem como coautora Ana Luiza Crispino Mácola.
A Conselheira Daniela Barbalho contribui com o artigo “Notas sobre a presença feminina nos Tribunais de Contas da União e do Estado do Pará: das pioneiras até a atualidade”.
Já a Conselheira Substituta Milene Dias da Cunha, com a coautoria de Cyntia Borges Alexandrino, apresenta o artigo intitulado “O Controle Externo dos Tribunais de Contas sobre as Políticas Públicas Contra a Violência de Gênero no Brasil”
A primeira edição de "Magníficas Mulheres” foi lançada em 2022, com o relato da trajetória de cinco mulheres que, na época, ocupavam os cargos mais importantes do sistema de justiça e de controle do Estado do Pará, entre as quais se destacava a Conselheira do TCE-PA, Lourdes Lima, que na ocasião era presidente da Corte de Contas.
Também participam de "Magníficas Mulheres: Mulheres do Sistema de Justiça" a jurista Odete Medauar; os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, Cláudio Brandão, Kátia Arruda e Liana Chaib; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão e Benedito Gonçalves; o ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo; e a ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge.