Cinquenta e cinco alunos do 1° semestre dos Cursos Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção da Universidade Estácio, localizada em Belém, participaram da palestra do programa TCE Cidadão Universitário, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), nesta terça-feira, 13.
A palestra teve como facilitadora a auditora de controle externo do TCE-PA, Andréa Cavalcante. Durante a ação, os acadêmicos aprenderam mais sobre a origem dos recursos públicos, e como são administrados e quem são os agentes responsáveis pela gestão dessas finanças públicas. Também conheceram o papel do Tribunal como instituição fiscalizadora e orientadora junto aos seus órgãos jurisdicionados - aqueles que se submetem ao controle do TCE-PA, no âmbito estadual.
A função da Ouvidoria, canal de comunicação da Corte de Contas para o recebimento de solicitação de informações, elogios, críticas, sugestões, reclamações e denúncias, foi apresentada pelo diretor da unidade, Ribamar Moura.
Criado em 2017, o TCE Cidadão Universitário tem como público estudantes de instituições de ensino superior e técnico. O objetivo é estimular a reflexão sobre a cidadania no espaço educacional e científico. O programa TCE Cidadão é coordenado pela Secretaria da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).