Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão realizará campanha contra o capacitismo

Para dar andamento à primeira ação de conscientização em favor da inclusão social de pessoas com deficiência, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do TCE-PA reuniu-se nesta quarta-feira, 3, no Gabinete da Consultoria Jurídica (Conju). A ação está prevista para o 21 de setembro. Nessa data é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Mobilização - A ideia da CPAI é mobilizar o corpo funcional do Tribunal contra o capacitismo, por meio de uma campanha informativa nos principais meios de comunicação institucional do TCE.

O capacitismo trata-se de uma forma de discriminação e preconceito, baseada na crença de que as pessoas com deficiência são inferiores, incapazes e ou destoam da maioria, de um padrão considerado normal.

Essa prática afeta a inclusão e a igualdade, estabelecendo barreiras sociais, culturais e institucionais, por meio do preconceito presente em expressões, atitudes, políticas e até em ambientes potencialmente inclusivos.

Estiveram presentes na reunião, a secretária de Gestão de Pessoas Anna Gillet, acompanhada por Mariúcia de Lacerda (Segpe); e os servidores Evandro Alencar e Alice Sousa (Conju); Aíla Seguin e Arlene Costa (Segecex); Renato de Souza (Setin) e Aline Oliveira (Seadm).

 

 capacitismoA03.09.2025

capacitismoB03.09.2025