TCE-PA e instituições parceiras realizam a Jornada de Boas Práticas de Equidade Racial 2025

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizará nos dias 30 de setembro e 1º de outubro a Jornada de Boas Práticas de Equidade Racial 2025, no Auditório da Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará, no TJPA. 

A Jornada apresentará as principais iniciativas desenvolvidas pelas instituições signatárias do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial no enfrentamento do racismo estrutural. 

No primeiro dia do evento, que será restrito a autoridades, incluindo a gestão das instituições pactuantes, a programação será aberta às 17h30. 

Logo após, às 18h30, haverá a palestra “Contribuições à Integração do Brasil Diverso”, seguida pela interpretação da música o “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes.

Às 19h30, o público prestigiará nova apresentação cultural.

O segundo dia da programação será aberto às entidades signatarias. Às 9h15, ocorrerá o início da primeira mesa-redonda – GT 6-Movimentos Sociais, com o Cedenpa, Malungu, Mocambo, Abacatal, CoJovem e Hafama. 

Às 11h, sucederá a palestra “Movimentos Sociais no Enfrentamento de Epistemicídio”.

Marcada para as 13h, a segunda mesa-redonda tratará do tema “Governança e Inserção de Políticas Públicas para a Equidade Racial”. Participam a Funtelpa, Secretaria de Estado da Fazenda, Ideflor-Bio, Procuradoria Geral do Estado, Cesupa, Atricon, Tribunal de Contas do Acre e Secretaria de Estado de Segurança Pública. 

Na sequência, haverá uma intervenção visual. Às 17h, a programação será encerrada com a apresentação cultural. 

Durante a Jornada ocorrerá a exposição permanente com banners e stands das boas práticas das organizações que fazem parte do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, além de materiais e produtos relacionados à promoção da equidade racial.