A Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex) do TCE-PA deu início, em janeiro de 2026, à execução do Plano Anual de Fiscalização (PAF), com a realização de auditorias, inspeções, acompanhamentos e monitoramentos pelas controladorias.
Neste ano, o PAF Cidadão apresenta como novidade a incorporação, nas ações de fiscalização, de temas relacionados a políticas e serviços públicos prioritários indicados pela população, resultante da consulta pública realizada em 2025.
Os trabalhos iniciados em janeiro incluem monitoramentos, além de auditorias, inspeções e acompanhamentos, alguns já alinhados às indicações da sociedade, especialmente nas áreas da segurança pública, saúde e desenvolvimento social.
Para subsidiar os trabalhos das Unidades, a Segecex emitiu a Orientação Técnica OT Nº 01/2026 – Segecex/TCE-PA, que estabelece diretrizes voltadas ao aprimoramento das fiscalizações com enfoque no cidadão.
“Com o PAF Cidadão, o TCE-PA reafirma seu compromisso com um controle externo mais transparente, participativo e orientado a resultados, ampliando o controle social e contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas, que impactam diretamente a vida da população paraense”, ressaltou a Secretária Geral de Controle Externo, Fernanda Pantoja.


