Ivan Cunha toma posse como conselheiro do TCE

Foi empossado na manhã de 7-4, segunda-feira, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Ivan Barbosa da Cunha, em sessão solene realizada no plenário conselheiro Emílio Martins, que contou com a presença de cerca de 300 convidados entre autoridades do Estado e representantes das entidades de classe. Ele é o primeiro conselheiro empossado na vaga de um procurador do MPC e foi indicado pela governadora Ana Júlia Carepa em dezembro de 2007 para assumir o cargo na vaga aberta pela aposentadoria do conselheiro Elias Naif Daibes Hamouche.  

A sessão foi presidida pelo conselheiro Fernando Coutinho Jorge. A mesa oficial foi composta pelo consultor geral do Estado, Carlos Botelho da Costa, representando a governadora Ana Júlia Carepa; presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Domingos Juvenil; deputado federal Asdrúbal Bentes; procuradora geral do Ministério Público de Contas, Maria Helena Borges Loureiro; procurador geral de Justiça, Almerindo José Cardoso Leitão, representando o Ministério Público Estadual e pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Ronaldo Passarinho.

 

Durante a cerimônia, Ivan Cunha assinou o ato de posse e tomou assento no plenário do TCE pela primeira vez como conselheiro empossado. A procuradora Maria Helena Borges Loureiro, chegou a dizer em pronunciamento, “é uma honra saudar um amigo procurador para esta vaga. A posse de um procurador marca a história do TCE, pois é a vontade popular e a soberania materializada na Constituinte”.

 

Ela elogiou ainda o trabalho do procurador Antônio Maria Cavalcante, que também disputava a vaga, em especial reconhecimento pelo trabalho ele que desempenhava até o final de fevereiro como representante do MPC junto ao Tribunal. “A disputa foi acima de tudo pela qualidade dos concorrentes e seria salutar de uma forma ou de outra”, disse ela.

 

O TCE foi representado pelo conselheiro Lauro de Belém Sabbá que fez um longo discurso ao falar da amizade de mais de 50 anos com Ivan Cunha, destacando a humildade e a competência durante a atuação enquanto procurador. “Estou certo que o TCE, com a sua mais nova aquisição, representará todo o seu reconhecimento.  

Ao usar a palavra, Ivan Cunha destacou que falaria em nome de todas as virtudes, a gratidão, sem deixar de mencionar São Francisco de Assis, do qual é devoto, e o nome da governadora Ana Júlia Carepa, cuja nomeação dele foi publicada no Diário Oficial do dia 27 de março. “Não cabe aqui dizer o que fui como procurador, onde aportei há mais de 30 anos, meu currículo foi analisado, julgado e aprovado pelo povo do Pará.

A função de um conselheiro não é a de se dar ao luxo de permitir a transgressão dos que a violam. Ele deve ser parcimonioso no seu critério de julgar, ter conduta e principalmente sabedoria”, disse.  Também prestigiaram a sessão o cônsul do Chile, Lutfala Bitar; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção/PA, Ângela Sales; a vice-presidente do TCM, conselheira Rosa Hage e conselheiro Luis Lavareda, além dos deputados estaduais Luís Cunha (PDT) e Ítalo Mácola (PSDB).