TCE – Cidadão : apresentação tem início na escola Ruy Barata

Proposição do Cons. Nelson Chaves, o projeto TCE – Cidadão para alunos e professores do ensino médio teve sua primeira apresentação na manhã desta segunda 12, na Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, localizada no Barreiro. 

Inicialmente foram distribuídos folders sobre o projeto para cerca de 120 alunos, professores e funcionários; em seguida, as técnicas da Escola Alberto Veloso - ECAV, apresentaram as ações realizadas pela instituição.

Encerrando esse primeiro momento, foram apresentados vídeos institucionais, reproduzindo duas edições do programa “É da Sua Conta Pará”, com matérias explicativas sobre o TCE.

Responsável pela apresentação do tribunal aos alunos, o diretor do DCE, Reinaldo Valino, detalhou alguns aspectos mostrados nos vídeos, explicando o que é o TCE, o que são as contas, como ocorre a fiscalização, como são os julgamentos, quem são os conselheiros e como as pessoas podem tanto solicitar informações de seu interesse junto ao tribunal quanto fazer denúncias sobre obras paralisadas ou sobre desvio de verbas públicas. 

Os alunos presentes, assim como os professores e funcionários da escola, ouviram atentamente as explicações sobre o TCE.

Na avaliação da professora Karen Cavallero Klautau, representando a direção da escola Ruy Barata, a ação proposta no projeto TCE-Cidadão é muito relevante por “informar ao cidadão e dizer que ele pode fiscalizar, desde que conheça seus direitos para cobrar dos órgãos públicos melhores serviços em áreas como saúde e educação”, ressaltou.      

Já a aluna Keyla Vitória afirmou: “passei a conhecer melhor o TCE, sabendo que o órgão pode fiscalizar muito melhor o dinheiro que deve ser aplicado na melhoria da educação.”

Willian Gomes, outro aluno da Ruy Barata, disse estar satisfeito por saber que “o TCE está fazendo o possível para garantir os nossos direitos, pois é um órgão que fiscaliza as obras públicas”, observou.

Após a apresentação, houve um importante momento de interação, durante o qual alunos e professores fizeram várias perguntas ao diretor do DCE sobre temas ligados à atuação do tribunal.

 

Veja as fotos