Palestra do presidente do TCE-BA encerra III Simpósio Nacional de Contabilidade

Na tarde de sexta 09.10 aconteceu no Auditório Elmiro Nogueira o encerramento do III Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Pará. Com o tema “A Contabilidade como fator de Governança no Setor Público”, o evento foi organizado pela Associação dos Profissionais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Estado do Pará (APCASP).

O presidente do Tribunal de Contas da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, ministrou a palestra magna de encerramento do simpósio, em que abordou os 15 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, ressaltando aspectos como planejamento, equilíbrio fiscal e transparência, fundamentais, segundo ele, para que a administração pública, seja federal, estadual ou municipal, cumpra o básico quanto ao orçamento, que é gastar somente o que pode, cumprindo os parâmetros preconizados na LRF.

Os conselheiros Luis Cunha e Lourdes Lima, presidente e vice do TCE-PA, órgão parceiro da APCASP no evento, recepcionaram o presidente do TCE baiano, que visitou o plenário Emílio Martins e o Centro de Memória Serzedello Corrêa, onde conheceu parte da vida do ilustre paraense, e também recebeu uma publicação especial alusiva ao Círio 2015.

A conselheira Lourdes Lima presidiu a mesa de encerramento do simpósio, do qual participaram diversos servidores do TCE-PA bem como prefeitos municipais e servidores públicos estaduais e municipais, além de profissionais de contabilidade, tanto do Pará como de outros estados.

Ao final do simpósio, o grupo folclórico de Ananindeua presenteou os participantes com apresentações de músicas de carimbó.