Expansão da Cidadania: TCE Cidadão chega às universidades

Mais de 100 acadêmicos dos cursos de Direito, Contabilidade, Administração, Economia e Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram nesta quarta-feira, 07 de junho, do lançamento Projeto TCE Cidadão Universitário. O encontro aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) e reuniu professores, diretores e o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.

Durante o evento, o idealizador do projeto, conselheiro Nelson Chaves, abordou o tema “A Importância da Participação dos Universitários no Controle Social”, e debateu sobre a expansão da ação para as universidades.

“O dia 07 de junho é uma data marcante para todos. Chegar ao mundo acadêmico é mais um sonho concretizado. Fui aluno da UFPA e professor por 36 anos da instituição. A sociedade precisa exigir do Estado e evitar o desperdício do dinheiro público. Precisamos de coragem para mudar o que está na nossa frente, para que possamos ter um país mais fraterno, feliz, honesto e solidário. Nosso principal desejo é que cada cidadão seja um multiplicador do projeto TCE Cidadão”, destacou Chaves. (clique aqui para ouvir na íntegra a manifestação do conselheiro)

 “Saber que além de profissionais, podemos ajudar no controle social e, consequentemente, com o trabalho do Tribunal de Contas em benefício da sociedade, é muito gratificante. Saio deste encontro com a sensação de que serei uma cidadã melhor e, principalmente, capaz de ajudar na melhoria da fiscalização do dinheiro público”, disse Ananda Mesquita, estudante de Administração.

Para a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, a expansão do programa é um marco no fomento do controle social. “Uma data para ser lembrada. Assim nós classificamos este lançamento. Com o apoio no fomento do controle social desses jovens acadêmicos, certamente haverá um impulsionamento ainda maior na atuação do TCE Cidadão”, destacou. (clique aqui para ouvir na íntegra a manifestação da presidente)

 Programação Técnica

Na programação do evento, houve o painel “O TCE-PA e a Atuação dos Profissionais” – que contemplou as áreas de Direito, Contabilidade, Administração, Economia e Engenharia Civil. O mediador foi o conselheiro substituto Julival Rocha (clique aqui para ouvir na íntegra o manifestação do conselheiro substituto) e os debatedores foram os conselheiros substitutos: Milene Cunha, Daniel Mello e Edvaldo Souza, o procurador do TCE Elias Chamma e o auditor de controle externo do TCE, Rodrigo Pinho. (clique aqui para ouvir na íntegra o painel)

A ouvidora do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia, destacou a “Ouvidoria em Ação”. “A ouvidoria é o canal de comunicação entre a sociedade e o órgão público. É possível exercer o controle social, através de denúncias, reclamações, dúvidas e elogios”, completou. (clique aqui para ouvir na íntegra a manifestação da conselheira)

“O TCE está de parabéns por esta sensibilidade, em fazer refletir a dinâmica do nosso Estado. É muito bom saber que o Tribunal está fora dos seus gabinetes, dialogando com a sociedade, com nossos jovens sobre o controle social. É uma ideia que nos desafia a fazer também. O diálogo é de fundamental importância para formação dos nossos alunos. Registro e parabenizo o TCE, em nome do conselheiro Nelson Chaves, por esta iniciativa do ‘TCE Cidadão Universitário’”, finalizou o vice-reitor da UFPA Gilmar Pereira da Silva. (clique aqui para ouvir na íntegra o manifestação do vice-reitor)

Os conselheiros Odilon Teixeira (corregedor), Luis Cunha (presidente do conselho consultivo da ECAV) e Cipriano Sabino participaram do lançamento.