TCE Cidadão Universitário: Conselheiros substitutos proferem palestras na Semana de Calouro da UFPA 2018

Com a participação de mais de 100 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, os conselheiros substitutos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) Milene Cunha, Julival Rocha e Daniel Mello participaram nesta quarta-feira, 07 de março, da “Semana do Calouro da Universidade Federal do Pará” (UFPA).

Os substitutos proferiram palestras em mais uma ação do “TCE Cidadão Universitário”. Daniel Mello foi o primeiro a falar na programação. Ele abordou o tema “Contabilidade e o Controle para o avanço da sociedade”. Na apresentação, Mello destacou a importância da profissão dos contadores e o papel fundamental deles na administração pública.

A conselheira substituta Milene Cunha abordou “A administração no controle externo”. Na palestra, Milene também destacou os Direitos Sociais – Direitos Fundamentais 2ª geração - os Direitos à Educação, Saúde, Trabalho, Moradia, Lazer, Segurança, Previdência Social, à Proteção à Maternidade e à Infância e à assistência aos desemparados.

Milene também ressaltou a necessidade de avaliação pelos órgãos de controle nos gastos com a educação e saúde, além de abordar os aspectos demográficos, custo fiscal, social e fatores estruturais das políticas públicas. A importância do projeto “TCE Cidadão” e sua extensão à Universidade finalizou sua manifestação.

Na programação da tarde o conselheiro substituto Julival Rocha falou aos acadêmicos de Direito sobre os diversos tipos de corrupções e a importância do controle social na busca pela correta aplicação dos recursos públicos.

Julival abordou ainda o trabalho desempenhado pelos Tribunais de Contas e a relevância do “TCE Cidadão” – projeto idealizado pelo conselheiro Nelson Chaves. As capacitações realizadas pelo tribunal pelo interior do Estado encerram a palestra do conselheiro substituto.