Como investir seu dinheiro? ECAV realiza palestra

Como investir seu dinheiro?

Dívidas e planejamento do orçamento familiar. Esses foram alguns dos assuntos discutidos nesta segunda-feira 25, durante a Palestra “Educação Financeira”, realizada no auditório “Elmiro Nogueira” do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA). O evento é uma iniciativa da Escola de Contas “Alberto Veloso” e da presidência da Corte.
 
A palestra teve como ministrante o economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia (CORECON), Oberdan Duarte. Durante o encontro o palestrante demonstrou como o servidor pode ser mais econômico e realizar o planejamento do orçamento familiar. “Foram cerca de duas horas conversando com a platéia, que aliás foi muito dinâmica e participou bastante. Meu principal objetivo foi transmitir aos funcionários dicas e orientações de como controlar suas despejas, gastos desnecessários, e desta forma, praticar o orçamento familiar e pessoal. A chave de não se endividar é isso: saber os gastos fixos (aluguel, condomínio, água e luz) e os variáveis”, comentou o economista.
 
Cerca de 30 servidores participaram da programação. A maioria demonstrou ter algum tipo de dívida e problemas com finanças pessoais. “Antes dessa palestra eu constituía muitas dívidas. Mas agora, o mais importante é conhecer e saber qual nosso próprio limite e fazer o tal do planejamento. E o mais interessante que absolvi desse encontro foi que se guardarmos 10% do nosso salário por mês, ao final do ano, teremos um bom dinheiro guardado”, disse o servidor Luiz Guilherme Marques.
 
O servidor faz parte da maioria da população paraense que apresenta muitas dívidas. “Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que 70% da população paraense está endividada, este é um patamar acima da média brasileira, que é de 68%. Mas não se diz para não gastar. É bom consumir. Isso movimenta a economia. Mas a dica é consumir com responsabilidade, evitando gastos desnecessários. E o presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino, foi muito feliz nesta iniciativa, pois os funcionários tiveram a chance de entender um pouco sobre como administrar seu dinheiro”, resumiu Oberdan Duarte.
 
Na abertura da palestra, o diretor de Administração do TCE, Augusto Gamboa, destacou a importância de trazer esse evento ao conhecimento dos servidores do Tribunal. “Essa palestra se reverte de uma importância fundamental, pois acreditamos que saber gerir suas finanças de uma forma consciente, é importante e influencia na própria organização do trabalho. Não resta dúvida que o trabalhador assalariado estando em dia com suas contas, sabendo como trabalhar os seus recursos próprios, produz mais do que se ele estivesse pensando como resolver os problemas financeiros”, salientou Gambôa.
 
“A palestra foi excelente. Mais uma iniciativa do TCE junto à Escola de Contas, que lança seu plano anual de capacitação de 2012, e que ressalta um dos seus eixos, que é a qualidade de vida do servidor. E o Orbedan nos trouxe muitas dicas e assuntos interessantes”, disse a servidora Lilian Bendahan.
 
A coordenadora da Escola de Contas, Mariúcia Lacerda, resumiu a iniciativa de trazer aos servidores a chance de aprender um pouco mais sobre suas finanças. “A idéia surgiu primeiramente do presidente, Cipriano Sabino, no momento em que a gente apresentava uma proposta de trabalho para a Escola de Contas, e ele destacou o seu interesse por este tema, para atender as necessidades dos servidores do tribunal. E a realização desta proposta tinha como principal idéia trazer recursos e estratégias para se trabalhar o orçamento mensal. Foram dicas interessantes e simples, porém de grande valia para o controle do orçamento”, garantiu a coordenadora.
 
alt