TCE Cidadão chega às Ilhas da região de Ananindeua

A Escola de Contas Alberto veloso (ECAV), com a ajuda dos facilitadores do Projeto TCE Cidadão, apresentou a função e missão do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), na última quinta-feira, 06 de dezembro, a 48 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Domiciano de Farias, localizada na comunidade de Igarapé Grande, região das ilhas de Ananindeua.

Com temas como o controle social e a atuação fiscalizadora do tribunal, a palestra rendeu muitas perguntas dos estudantes a respeito dos direitos e deveres que cabem aos cidadãos. “As crianças e os pais se interessaram pelo assunto que levamos até eles”, explicou Flavia Chaves, facilitadora e servidora do tribunal.

O ano ainda não acabou e a ECAV já apresentou o Projeto TCE Cidadão em 94 escolas, na cidade de Belém e no interior do estado do Pará. Durante as apresentações, os facilitadores tiveram oportunidade de observar o cotidiano vivido pelos estudantes e professores das mais variadas localidades.

“O diretor da escola contou sobre as dificuldades enfrentadas por eles no passado quando não havia energia na região. Eles não podiam armazenar a merenda escolar por falta de refrigerador. Problemas vivenciados que ajudaram no aprendizado dos alunos sobre o cuidado com o bem comum”, contou o diretor da escola, Aureliano da Costa Junior.

As ações do TCE Cidadão já alcançou a meta de 94 escolas atendidas pelo Projeto em 2018.