Tribunal de Contas faz campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa

Às vésperas do Carnaval, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) promoveu na sexta-feira, 15, a campanha de doação de sangue e medula óssea “Ajude o TCE a salvar vidas”. A campanha foi realizada em frente ao edifício-sede do tribunal em parceria com a Fundação Hemopa, que trouxe a sua Unidade Móvel para a sensibilização.

De acordo com a assistente social Samara Rodrigues, da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do TCE-PA, a proposta da campanha era sensibilizar o entorno do tribunal quanto à relevância de um simples gesto que pode salvar vidas: doar sangue. Houve também a participação da bateria da escola de samba Quem São Eles para animar o carnaval solidário.

“O TCE sempre faz ações preventivas de saúde e a parceria com o Hemopa existe há um bom tempo. Pela primeira vez estamos com a Unidade Móvel na campanha, o que facilita para quem realmente quer participar pela rapidez e agilidade na doação de sangue”, explicou Samara Rodrigues.

O estoque do banco de sangue do Hemopa diminui durante o período carnavalesco, mas a demanda por doações aumenta consideravelmente. Os interessados em doar sangue puderam também se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) após exame específico.

O servidor Marcelo Augusto Sousa, da área de Informática do TCE-PA, viu o quanto era importante o gesto de doar um pouco de vida ao ter alguém da família necessitando de sangue. “Só damos valor quando passamos por isso. Quando temos alguém próximo, da família precisando, vemos o quanto é importante”, disse Marcelo, doador de sangue desde 2015.

De acordo com a assistente social Nilvete Nunes, da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, a meta era coletar oitenta doações somente na campanha realizada em parceria com o TCE-PA. Ela explica que a mobilização por mais doações continua nos próximos dias no Hemopa.

“A nossa campanha se inicia no sábado, 16, e vai até o dia 23 de fevereiro. Convidamos todos a participarem do bloco da campanha “Folia pela vida”, na praça da Batista Campos, e no prédio central do Hemopa, que fica na travessa Padre Eutíquio, também em Batista Campos”, convidou a assistente social.

Para ser um doador, basta estar bem de saúde e ter mais de 16 anos. No caso de menores de 18 anos, é preciso o acompanhamento de representante legal. No dia da doação, deve-se apresentar documento de identidade com foto e estar bem alimentado, além de um coração aberto para este ato de solidariedade.

hemopa tce 2019