Na presença da Conselheira Presidente Lourdes Lima, teve início nesta quarta-feira 22, no andar do gabinete da Presidência do TCE, a instalação de lixeiras coletoras de materiais recicláveis que servirão para dar início ao tratamento dos diferentes lixos produzidos na Corte de Contas. A iniciativa atende a ampliação da coleta seletiva solidária que já acontece no Tribunal.
Nos corredores de todos os andares do prédio principal, dos três anexos e da nova sede da escola de Contas Alberto Veloso, serão colocados os trios de lixeiras para servir como depósito de vidro (verde), plásticos (vermelha) e metais (amarela). Já dentro das demais salas de todos os ambientes, ficarão as coletoras de papéis, todas na cor azul.
Leia no texto abaixo as orientações de acondicionamento dos materiais recicla
Visando atender à recomendação da Sra. Conselheira Presidente deste TCE, constante do Memorando n°39/2010, de 26/08/2010 e, ainda, cumprir o que está definido no Plano de Gestão 2009-2010, especialmente, no que se refere o item 6: “Implementar uma política interna de Responsabilidade Socioambiental que englobe a adoção e/ou manutenção de ações como utilização de papel reciclável, diminuição da utilização de material descartável, coleta seletiva de lixo e campanhas de meio ambiente”, a Comissão Ideias Verdes sugere a observância e a colaboração de todos os servidores desta Corte de Contas, principalmente na hora de descartar embalagens plásticas, copos descartáveis, latas de refrigerante, papel e restos de alimentos, acondicionando-os de acordo com sua especificidade:

A sustentabilidade é um desejo humano fundamental de bem viver, pois deve ser um equilíbrio entre os seres vivos e a vida. Educar para a sustentabilidade, que é um relato de muito tempo de reflexão, foi para chamar atenção para que nós façamos a construção de nossa educação a partir de um outro paradigma, a partir do paradigma terra, vendo-a não somente como um fenômeno astronômico, mas como um fenômeno histórico, social e enxergando a necessidade de nos reequilibrarmos com a natureza.
A educação ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando e analisando criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
- A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando desperdício e considerando a reciclagem como processo vital.
- As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência.
- A educação ambiental, como componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.
“Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competência, estado de espírito, motivação e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais e para impedir que eles se repitam”.
Ao implementar um projeto de educação para o ambiente, estaremos facilitando aos servidores deste TCE-PA, e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduziram a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem.