Realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis, o I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNTC) reuniu gestores, assessores de comunicação e membros das Cortes de contas brasileiras, jornalistas, representantes de entidades e integrantes da comunidade acadêmica que debateram os rumos e os desafios da comunicação no controle externo.
O Congresso foi uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), com o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Instituto Rui Barbosa (IRB). Contou ainda com o apoio da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).
No segundo dia do congresso, as estratégias de relacionamento com a grande mídia foram destaque dos debates. O painel teve como palestrantes o jornalista jurídico e media training em gestão de crises, João Camargo Neto, e o apresentador da CNN, Iuri Pitta. Mediou as apresentações o Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Luís da Cunha Teixeira.
O Conselheiro Luis Cunha, do TCE-PA, relatou aos presentes como participar do congresso mudou sua forma de pensar em relação à comunicação nos Tribunais de Contas.
“Valeu muito a pena. Antes tínhamos a ouvidoria, mas precisamos evoluir com a área da comunicação pra levar informação à sociedade. Nós, Conselheiros, temos o papel de apoiar, e vocês, comunicadores, têm que executar uma boa comunicação. Tenho certeza de que as coisas mudarão após este congresso. Vamos trabalhar pra uniformizar a linguagem e buscar formas de interagir melhor com a sociedade brasileira”, concluiu.
Conselheiro Luis Cunha apontou ainda a relevância de eventos dessa natureza para a capacitação de membros das Cortes de Contas e na atualização de assuntos pertinentes ao universo da comunicação pública, o que demonstra a preocupação em buscar a qualificação para melhorar a diálogo com os cidadãos, para quem se deve prestar contas com serviços públicos de qualidade.
No mesmo painel, o jornalista jurídico João Camargo Neto disse que o relacionamento com jornalistas deve ser pautado por assuntos de interesse público. “Os encontros entre a fonte e a imprensa devem acontecer, mas precisam ser promovidos a partir do interesse público, com informação de qualidade.”
De acordo com o jornalista, um bom relacionamento é uma via de mão dupla. “É preciso compreender que o repórter não está fazendo matéria para ajudar o assessor ou a fonte. Essa relação deve ser fortalecida com base na transparência e no interesse público”, declarou.
Iuri Pitta, apresentador da CNN, falou sobre a rotina de trabalho do jornalista, destacando que a base do relacionamento é a confiança. “Rui Barbosa já dizia que a imprensa é a vista da Nação. O papel da imprensa e dos órgãos de controle tem semelhanças. Somos os olhos da nação, mas nossas vistas podem se somar para dar um pouco mais de transparência. Esse é o caminho. Com uma relação leal entre órgãos e imprensa poderemos melhorar a vista da Nação”, disse.
Experiência - Um dos pontos altos da programação foi a palestra magna da jornalista Sônia Bridi, que fez a abertura dos painéis técnicos de discussão. Especialista em jornalismo ambiental, Sônia Bridi falou sobre necessidade de se fazer chegar informações complexas à população. Obstáculos, segundo ela, compartilhados tanto por quem precisa comunicar sobre o meio-ambiente, quanto sobre contas públicas.
Por fim, Sônia Bridi defendeu o papel do jornalismo na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Para ela, o jornalismo não é sobre dizer o que se quer ouvir, mas sobre o que precisa ser dito com o objetivo de proporcionar ao espectador a chance de tomar decisões conscientes para o seu futuro.
Diretrizes - No encerramento do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, foi lançado documento com as diretrizes de comunicação dos órgãos de controle do Brasil. O guia foi elaborado pelo Comitê de Comunicação da Atricon, que tem entre seus integrantes assessores de comunicação que representam Tribunais de Contas das cinco regiões do Brasil.
Acesse as diretrizes de comunicação do Sistema Tribunais de Contas aqui.