Dia Nacional do Auditor de Controle Externo é comemorado no TCE-PA

O Dia Nacional do Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) foi celebrado na quinta-feira, 27, com a roda de conversa “Diálogos sobre a carreira de Auditor de Controle Externo no Estado do Pará”, realizada no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.

No exercício da Presidência do TCE-PA, Conselheiro Fernando Ribeiro felicitou os servidores que estão na linha de frente do órgão de controle e que contribuem em 100% para o cumprimento da missão do Tribunal enquanto fiscal das contas públicas. “É uma satisfação ver a alegria e o congraçamento desta categoria, que é o pilar maior desta instituição”, disse o Conselheiro.

Estiveram também presentes os Conselheiros Luis Cunha, Cipriano Sabino e Daniela Barbalho e os Conselheiros Substitutos Julival Rocha, Milene Cunha, Daniel Mello e Edvaldo Souza. Os procuradores Patrick Mesquita e Felipe Rosa Cruz, do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), prestigiaram a programação. 

Mediada pela jornalista Alcione Carepa, a roda de conversa trouxe o relato de seis profissionais que atuam diretamente na área de fiscalização sobre as experiências vividas ao longo da carreira de auditor de controle externo. A apresentação Coral Conselheira Eva Andersen Pinheiro marcou a programação comemorativa.  

Os Diálogos começaram com o depoimento de Arildo Oliveira, atual secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), que ressaltou a necessidade de as organizações trabalharem em conjunto e de forma integrada. “A sociedade não pode nos enxergar como ilhas. Quanto mais pensarmos em rede, mais nos aproximaremos da visão de conjunto que a população tem das instituições públicas”, reforçou Arildo.

Cedido para o MPC-PA, o auditor de controle externo Carlos Braga contou ter experimentado muitas emoções em sua vida profissional, tanto quando ainda pretendia ser aprovado no concurso público promovido no TCE-PA em 2016, como após fazer parte do quadro de servidores da Corte de Contas. “Vejo que o TCE tem dado muitas oportunidades para nós, auditores, e tenho visto muita evolução no Tribunal em termos processuais”, pontuou Braga.

Em seu relato, o secretário da Unidade de Representação de Santarém, Antonio Carlos Ferreira Júnior, disse ver a presença no TCE-PA como algo fundamental no interior do estado. Segundo ele, a atuação do Tribunal de Contas baseia-se em três pilares: o pedagógico, o fiscalizatório e o de representação. “Foi um desafio muito grande sair de nossa realidade, em Belém, para ir ao interior do estado, mas é muito gratificante ter o sentimento de que a gente pode ajudar aqueles que mais precisam”, relatou Antonio Carlos.

Para a controladora de Pessoal e Pensões do TCE-PA, Mylene Teixeira, não foi nada fácil o início de sua trajetória no Tribunal. Ela chegou a ser professora por 12 anos, além de ter trabalhado na área da saúde, aplicando boa parte do que aprendeu nas análises processuais realizadas após se tornar auditora de controle externo. “Ao longo desses anos, tive a oportunidade de trabalhar com pessoas maravilhosas. Foram muitas lutas, com muitas dificuldades, mas quem disse que seria fácil?”, confidenciou Mylene. 

O diretor jurídico da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-PA e vice-presidente do Sindicontas, Wellington dos Reis, falou dos avanços que a carreira obteve desde a sua estruturação no Tribunal de Contas a partir de 2014, o que contribuiu para a valorização de todos os servidores. “É muito importante fazermos parte de uma carreira, assim como o auditor ser independente, o que só é possível com uma carreira fortalecida”, revelou.

Há 37 anos no TCE-PA, Ruth Bastos sente muita felicidade e gratidão por fazer parte do corpo funcional da Corte de Contas. Durante duas décadas, integrou a equipe de análise das Contas de Governo e disse apreciar muito trabalhar junto com os demais auditores, com quem pode dividir conhecimento e aprender coisas novas. “O amor que eu tenho por esta instituição é muito grande. Desejo para aquele que irá me substituir seja tão feliz e grato como eu sou ao TCE-PA hoje”, comentou Ruth.

Encerrando a roda de conversa, o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo do Brasil (ANTC), Ismar Viana, elogiou o TCE-PA pela iniciativa de homenagear seus auditores. Para ele, a data é uma ocasião de reconhecimento por tudo o que os profissionais da área de controle realizam para a sociedade e que precisa ser celebrada por todos os Tribunais de Contas do Brasil.

A roda de conversa “Diálogos sobre a carreira de Auditor de Controle Externo no Estado do Pará” contou com o apoio da Presidência do TCE-PA e organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).

 

auditorTCEM28.04.2023

auditorTCEQ28.04.2023

auditorTCEJ28.04.2023

auditorTCEK28.04.2023

auditorTCEI28.04.2023

auditorTCEH28.04.2023

auditorTCEL28.04.2023

auditorTCEF28.04.2023

auditorTCEE28.04.2023

auditorTCED28.04.2023

auditorTCEC28.04.2023

auditorTCEB28.04.2023

auditorTCEA28.04.2023

auditorTCEN28.04.2023

auditorTCEP28.04.2023

auditorTCEO28.04.2023

auditorTCEG28.04.2023