Nos dias 24 e 25 de junho, a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) promoveu um curso sobre a plataforma de Inteligência Artificial do TCE-PA “açAÍ” - Aplicações Corporativas Assistidas por Inteligência Artificial, voltado para servidores dos Gabinetes da Presidência, de Conselheiros e de Conselheiros Substitutos.
A ação pedagógica apresentou casos de uso e como a ferramenta pode aprimorar o trabalho dos servidores empregando as tecnologias mais avançadas disponíveis nas atividades diárias. A ideia era instruir os participantes a extrair o máximo de informações da plataforma recentemente lançada pela Setin.
Com a utilização da Plataforma açAÍ, espera-se que os servidores tenham um ganho expressivo de produtividade, agilizando todo o processo de análise e construção de documentos.
Foram apresentados os módulos presentes na ferramenta, como o ChatContas, que oferece conversas interativas com a IA da plataforma, respondendo a perguntas sobre acórdãos, resoluções, atos, portarias e outras fontes de informações internas relevantes.
O módulo de Integração do e-TCE foi outro destaque da capacitação. Ele permite análises, geração de resumos e extração de informações e de processos e expedientes. Além disso, o curso apresentou várias técnicas de engenharia de prompt, que é a arte de conversar ou instruir inteligências artificiais com o objetivo de obter os melhores resultados possíveis em pesquisas e demais tarefas.