Na Campanha Setembro Amarelo, o TCE-PA reforça a importância do diálogo como prevenção

Na terça-feira, 10, em âmbito mundial, a sociedade, incluindo a brasileira, teve mais uma oportunidade de dialogar sobre a prevenção ao suicídio. A data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste contexto, a Campanha Setembro Amarelo no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) enfatiza a importância da comunicação empática na promoção da saúde mental, atuando como um pilar fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis.

Como parte da Campanha, foi instalada a Árvore da Vida, próximo ao mural do edifício-sede - uma iniciativa da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), em parceria com a Assessoria de Cerimonial e Relações Institucionais, que traz mensagens especiais em forma de um lembrete gentil de que não estamos sozinhos e que é fundamental cuidar da nossa saúde mental. Ela simboliza a esperança, a resiliência e a importância de cuidar de nossa existência em todas as esferas da vida.

Cada servidor poderá retirar da Árvore da Vida uma mensagem, que estará em marcadores de páginas de livros, com reflexões de autocuidado e de cuidado com o próximo.

O colaborador Rodrigo Lucena, 25 anos, lotado na Coordenadoria de Administração Predial (CAP), vinculada à Diretoria de Logística e Patrimônio (DILP), participou pegando um dos marcadores e considera muito válida a ação no ambiente de trabalho.

“Como cristão, trabalho atividades com jovens na igreja e percebo que essa nossa geração está muito impactada pela depressão. Talvez a mais impactada. Uma ação como essa [a árvore da vida] incentiva o diálogo no ambiente de trabalho e que as pessoas possam ‘abrir’ o coração”, ressalta Lucena.

Workshop

Para sensibilizar os servidores quanto à relevância de uma fala e escuta saudável no ambiente laboral, a CSQ promoverá no dia 25 de setembro, das 9 às 12 horas, o Workshop “Seja a ajuda que o outro precisa: incentive a fala e promova a escuta”, com as psicólogas Joyce Tavares e Márcia Vasconcellos, da CSQ.
As inscrições podem ser feitas pelo Sigma da Escola de Contas Alberto Veloso, pelo endereço www.tcepa.tc.br/sigaacompanhamento/

Sugestão de leitura

A Biblioteca Benedicto Frade, do TCE-PA, dispõe em seu acervo, fruto da doação de servidor, a obra intitulada “O Cansaço dos Bons” de autoria do psiquiatra e psicoterapeuta argentino Roberto Almada, que faz uma abordagem sobre o burnout (Síndrome do Esgotamento Profissional em que a pessoa apresenta sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico).

“A atual sociedade de consumo pós-moderna favorece esse desgaste, manifestado por um número crescente de profissionais, impedindo-os de se sentirem realizados com seu trabalho e, em última análise, com a própria vida”, reflete o autor no livro que está disponível para empréstimo.

 

setembroamareloA10.09.2024