Membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) puderam adquirir produtos da agricultura familiar e do artesanato desenvolvidos pelos pequenos produtores da Região Metropolitana de Belém, na Feira Agroecológica e de Artesanato, sexta-feira, 25. Ao todo, participaram do evento – fruto da parceria entre a Corte de Contas e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) - 32 expositores.
Ana Paula Soares e Maria do Socorro, de Ananindeua, trabalham há dois anos com a produção de geleias de sabores regionais, entre os quais cupuaçu, cupuaçu com pimenta e com castanha; bacuri, bacuri com pimenta e com castanha; açaí. Também produzem licores de sabores característicos da região amazônica e cachaças de jambu.
“Além da geleias, licores e cachaças, também trouxemos a conserva da flor do jambu, que pode ser usada na salada. É muito importante o TCE e a Emater abrirem essa porta pra gente, pois além de vender bem aqui, é uma ótima oportunidade para divulgar o nosso trabalho”, diz a produtora Ana Paula.
A ação já faz parte do calendário de eventos realizados pelo Tribunal, sob a organização da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP).
Foram disponibilizados frutas, hortaliças, legumes, queijos, mariscos, doces em compota, bombons regionais, derivados da mandioca, entre outras iguarias produzidas por pequenos agricultores.
Foi possível adquirir ainda peças artesanais como adereços confeccionados a partir de sementes da região amazônica, e produtos em tecidos como adornos de cozinha com detalhes alusivos ao Círio de Nazaré, entre outros itens produzidos por artesãos da Grande Belém.