A plataforma açAÍ surgiu como uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) para modernizar e otimizar as atividades de controle externo por meio da Inteligência Artificial (IA) e Processamento de Linguagem Natural (PLN).
A intenção era melhorar o acesso e a análise de documentos, apoiar a tomada de decisões e promover um ambiente de trabalho mais ágil e interativo para os membros e servidores do TCE-PA.
A inovação tecnológica está alinhada com o Plano de Gestão 2023-2025, que estabelece como objetivo estratégico o aprimoramento da governança, gestão e uso da tecnologia da informação.
O desenvolvimento da Plataforma açAÍ levou aproximadamente oito meses, desde o seu planejamento até a implementação. A nova ferramenta foi criada pela Secretaria de Tecnologia da Informação, com a participação de vários setores do TCE-PA, incluindo a Secretaria de Controle Externo, Secretaria Geral e servidores dos Gabinetes dos Conselheiros.
Ela foi disponibilizada aos servidores no dia 15 maio de 2024 no I Encontro +TI do TCE-PA, que teve como tema “Transformação Digital no TCE-PA – Desafios e Oportunidades na Era da Inteligência Artificial”.
A plataforma reúne um conjunto de serviços e soluções utilizando Inteligência Artificial (Artificial Intelligence - AI), que estão disponíveis aos membros e servidores do TCE-PA. Oferece ainda dois tipos de serviços que utilizam Inteligência Artificial para facilitar o trabalho dos membros e servidores do TCE-PA.
São disponibilizados tanto ferramentas interativas para pesquisa e análise, como o ChatContas e os Módulos e-TCE e de Bases do Usuário, quanto serviços que funcionam de forma automática para extrair e organizar informações, como o Extrator de Publicações do DOE e o Painel de Licitações ALICE.
É aplicada na melhoria da eficiência no acesso e análise de documentos; no apoio à tomada de decisões; na promoção de um ambiente de trabalho mais ágil e interativo para os membros e servidores do TCE-PA; no aumento da produtividade dos servidores; na aceleração das auditorias e julgamentos de processos; na geração de resumos claros e concisos de documentos, destacando as informações mais relevantes; na análise customizada de documentos utilizando linguagem natural; e na validação automática de documentos enviados por jurisdicionados (em desenvolvimento).
Entre os planos futuros para a plataforma está o desenvolvimento de um módulo de geração de documentos para criar esboços ou minutas de relatórios, pareceres e propostas de decisões; a implementação de um módulo de validação de documentos para verificar automaticamente documentos enviados por jurisdicionados; a criação de um módulo para o plenário virtual que identifique automaticamente processos que atendem aos requisitos para essa modalidade; a melhoria contínua baseada no feedback dos usuários; a possível adição de novos motores de IA além do atual da OpenAI e a criação de indicadores objetivos para medir os benefícios e o aumento de produtividade proporcionados pela plataforma.