Reunião avalia as metas e resultados do Plano de Gestão 2023-2025

Com intuito de avaliar os resultados do Plano de Gestão 2023-2025, alinhado ao Plano Estratégico 2022-2027, o Comitê de Governança e Gestão (CGG) reuniu com a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Rosa Egídia Crispino C. Lopes e titulares das unidades, nesta sexta- feira, 6, no gabinete da presidência.

Instituído pela Resolução nº 19.569, de 23 de novembro de 2023, o Comitê de Governança e Gestão é um importante mecanismo de governança do Tribunal, composto pelos titulares das unidades de trabalho que desempenham funções de assessoramento e gestão, coordenado diretamente pela presidente.

De natureza consultiva e caráter permanente, o Comitê tem como finalidade auxiliar a presidência do TCE-PA na formulação de políticas e diretrizes institucionais, além de apoiar na tomada de decisões sobre questões que necessitam de integração intersetorial.

Na ocasião, os membros do Comitê apresentaram um demonstrativo das ações que estão sendo executadas pelas unidades de trabalho que integram o Plano de Gestão.

A Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Lilian Bendahan,   apresentou o Relatório de Execução do Plano com os resultados e resumo do desempenho das ações do Plano de Gestão 2023-2025. Das 29 ações previstas, mais da metade estão concluídas na sua totalidade, sendo que as demais estão em fase de conclusão para atender as metas estabelecidas para o período.

Entre os destaques de ações concluídas, estão a implantação do Módulo de Gerenciamento do Plano de Logística Sustentável (PLS), aprimoramento do portal da intranet da Secex, modernização do boletim informativo em formato digital, elaboração da Resolução do Sistema de Controle Interno, criação do Manual de Procedimentos de Auditoria Interna da Secin, disponibilização da Trilha de capacitação dos servidores da Secex, como também a implantação de capacitação de líderes do TCE-PA.

Também foram totalizadas a etapas das seguintes ações: implantação de três trilhas de capacitação dos servidores das unidades da Sepge, Setin e ACRP, aprimoramento do portal do Tribunal, com melhor acessibilidade, atualização da Política de Comunicação, divulgação de catálogos digitais do Acervo Serzedello Corrêa, além da divulgação de murais expositivos.

Ainda foram concluídas a automatização de 15 tipos de acórdãos digitais, aprimoramento do Programa de Saúde Preventiva, adequação da Nova Lei de Licitações e Contratos 14.133/2021, criação do Sistema inteligente baseado na IA e a realização do concurso público.

O monitoramento e a avaliação contínua dos planos institucionais são fundamentais para garantir a eficácia e a eficiência das ações do TCE-PA. Estes processos permitem identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria, assegurando que os objetivos estratégicos do Tribunal sejam alcançados de maneira consistente e transparente.

“Com essas ações estamos modernizando o Tribunal. Acredito que seguimos avançando, o que permite ao TCE ser visto de uma forma mais positiva. Estamos trabalhando para entregar o que propomos de melhorias”, concluiu a Presidente, Rosa Egídia.

REUNIÃO PLANO DE GESTÃO 2