O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), iniciou nesta terça-feira, 16, a oficina “Elo Forte - Segurança da Informação em Ação”, sob a organização da Secretaria da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), com a participação de 20 servidores e colaboradores da Corte de Contas.
Realizada na sala de treinamento da Ecav, a oficina tem como facilitadora a secretária de Tecnologia da Informação, Lêda Monteiro. O objetivo é capacitar os participantes sobre os riscos cibernéticos e incentivar hábitos de proteção digital no ambiente de trabalho, fortalecendo a governança institucional.
“O grande diferencial da oficina é que os participantes aprendem fazendo: cada servidor configura, testa e aplica as medidas de segurança digital em seus próprios dispositivos, no mesmo momento da atividade. Essa vivência prática permite que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados imediatamente, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal", destacou a secretária.
Segurança digital - A capacitação aborda os fundamentos e a importância da tríade: confidencialidade, integridade e disponibilidade no contexto organizacional e pessoal; os principais tipos de ameaças cibernéticas; os hábitos digitais seguros em dispositivos pessoais e corporativos; as práticas seguras no uso do e-mail e de documentos institucionais; a importância de backups e da resiliência digital; o uso de ferramentas de proteção digital; a análise crítica de cenários simulados de ciberataques, e acerca dos “10 Mandamentos da Segurança Digital”.
A servidora Cláudia Nilene de Moura, coordenadora da Biblioteca Ministro Benedicto Frade, considerou a inciativa proveitosa. “Essa oficina é extremamente importante, pois quanto mais servidores forem alcançados com essas orientações será melhor para a instituição. Hoje aprendemos muitas coisas como, por exemplo, a importância do cuidado com a configuração do nosso whatsapp”, ressaltou.
O curso encerrou na quarta-feira (17), com entrega de certificados pela secretária de Tecnologia da Informação, Lêda Monteiro aos participantes do curso.