Regente: Maestrina Maria Antônia Jimenez
Atividade: Regência, pianista, preparador vocal, arranjos e produção musical.
Maria Antônia Jimenez é natural de Cuba, nascida na cidade de Santiago de Cuba. Iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade na Escola Vocacional de Artes, na especialidade de piano. Como pianista participou de vários festivais e concursos provinciais e nacionais. Em 1978, após processo de audição seletiva para ingressar no ensino médio em música, foi selecionada para cursar a Escola Nacional de Artes (Havana), iniciando-se na regência coral.
Uma vez formada, em 1982, foi professora e coordenadora do departamento de regência coral da Escola de Instrutores de Artes “El Yarey” da província de Granma (Cuba), durante cinco anos.
Em 1987, ganhou uma bolsa de estudos para cursar o nível superior de Regência Coral na Rússia, no Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky Kórsakov” e, em 1993, recebeu por esta instituição, o título de “Master of Fine Arts” (Mestrado). Nesse mesmo ano foi convidada para ministrar aulas da especialidade Regência Coral na Escola Nacional de Música de Cuba, em Havana, onde trabalhou até 1995 quando, a convite do governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes, veio para a cidade de Belém - Brasil para ministrar aulas de canto e regência coral no 1° e 2° graus e, posteriormente, no bacharelado, no Instituto Carlos Gomes e na Universidade do Estado do Pará - UEPA. Em abril desse mesmo ano fundou o Coro Carlos Gomes, do qual é a regente titular até hoje, tendo conquistado 9 (nove) prêmios internacionais de coros, dentre eles: Medalha de Ouro no “IX Concurso Internacional de Coros Orlando di Lasso”, em Camerino – Itália (2002); Medalha de Bronze no XIV Festival e XII Concurso de Coros, em Preveza – Grécia (2006); e Medalha de Ouro e Prata nas categorias de Coros de Câmera e Música Contemporânea nas V Olimpíadas Mundiais de Coros (Word Choir Games), em Graz, na Áustria (2008).
No ano de 2013, a convite da prefeitura da capital paranaense, mudou-se para o Estado do Paraná, para ser a Maestrina e Diretora Artística do Coro Profissional da Camerata Antígua de Curitiba.
Em 2014 regressou a Belém do Pará, onde tem desenvolvido no Instituto Estadual Carlos Gomes, trabalho pedagógico em diferentes matérias e níveis de ensino.
Paralelamente, fundou outros coros como o “Coro de Vozes da Amazônia” e o Coro do Ministério Público do Estado do PA - MPE, e tem colaborado com muitos outros.
No decorrer de sua atividade profissional no Brasil, foi maestrina convidada para o Festival Internacional de Óperas de Manaus em duas temporadas (2007e 2008); maestrina titular do coro de Camerata Antiga de Curitiba (2013 e 2014); maestrina e coordenadora do projeto social “TIM Música nas Escolas” desde o seu começo em 2002 até seu encerramento em 2010; título honorífico de “Cidadão do Pará” da Assembleia Legislativa (2006); regente da OSTP em maio de 2019, a convite da comissão artística do Teatro.