Inauguração do Espaço Cultural “Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo”

Exposição "O olhar do filho"

Exposição "Brinquedos de Miriti"

Apresentação
Com objetivo de incentivar a cultura local e considerando a Resolução n° 17.765, de 03 de setembro de 2009, por proposição do Conselheiro Nelson Luiz Teixeira Chaves, foi criado o Espaço Cultural “Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo”.
A escolha do nome do Espaço Cultural é um tributo desta Corte de Contas às iniciativas e envolvimentos culturais do Conselheiro Clóvis Moraes Rego e a história do Tribunal.
Governador, escritor, professor, pesquisador, historiógrafo e muitas outras atividades, o homenageado foi conselheiro do TCE-PA entre anos de 1969 e 1974.
O Espaço Cultural “Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo foi criado com a missão de valorizar exposições, oficinas, lançamentos de livros, e assim, dando a possibilidade de criar um canal de conhecimento que interage com o público interno e externo, explorando formas de olhar, interpretar objetos e cenas.
No dia 13 de outubro de 2009, o espaço foi inaugurado contemplando duas exposições: “Olhar do Filho” – de autoria do artista plástico, Ronaldo Moraes Rêgo, - filho do Conselheiro Clóvis Moraes Rego e “Brinquedos de Miriti” – de artesãos do município de Abaetetuba, Nordeste do Estado.
Atualmente o Espaço Cultural integra o catálogo dos espaços culturais do Instituto Brasileiros de Museus - IBRAM, participando nacionalmente dos eventos.
Os eventos realizados no Espaço Cultural “Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo”, atestam a sua importância na medida em que ele se integrou com um espaço de divulgação das atividades culturais do Estado do Pará.
Divulgação
Mídia externa
Circuito expositivo Exposição Olhar do Filho:
- A partir da tela “Sementes”, óleo sobre tela – 1986, do acervo cultural do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) elaborou-se o circuito expositivo da mostra “Olhar do Filho”;
- 10 telas, em cavaletes, do acervo pessoal do artista.
Circuito expositivo Exposição Brinquedos de Miriti:
- 01 painel em MDF medindo 4,00m x 2,00m, pintado na cor branco, montando com canoas em miriti coloridas, romeiros e 01 canoa maior trazendo 01 berlinda Nossa Senhora de Nazaré e romeiros;
- Plotagem do texto “Brinquedos colorido de um povo de fé.” (autoria do SEBRAE);
- 01 girândola com brinquedos de miriti, cobras, jeguidegues, peixes, passarinhos, canoas;
- 01 mobile de bonecos dançando, medindo 5 metros;
- 02 cubos pintados de azul, com fitas do Círio, paneiros com pato, berlinda com Nossa Senhora de Nazaré.
Ficha Técnica
|
Exposição “Olhar do Filho”
Ficha Técnica
Artista Ronaldo Moraes Rêgo Organização Dione Guimarães Silvia Teixeira
Expografia/Montagem Manoel Kiko Pacheco Arte Gráfica José Peixoto |
|
Exposição “Brinquedos de Miriti”
Ficha Técnica
Artistãos Raimundo da Silva Peixoto (Diabinho) Manoel Raimundo Sozinho Miranda, Dezidério Antônio Santoso Organização Dione Guimarães Silvia Teixeira
Texto SEBRAE, "Exposição Arte do Miriti: Peças e Brinquedos, 2008" Expografia/Montagem Manoel Kiko Pacheco Arte Gráfica José Peixoto |

