Exposição Rio Landscape
Período: 12 de abril de 2012 a 31 de maio de 2012
Artista: Edney Martins
Técnica: Fotografia

delimitador

 

Galeria de Fotos


Apresentação

Edney Martins

Paraense, integrou um dos primeiros grupos formados pela FotoAtiva (Belém-PA), foi monitor de Miguel Chikaoka, participando do Salão Arte Pará (ano 10) e de exposições coletivas no Brasil e no exterior. Artista agenciado pela Kamara kó Galeria.

Palavra do artista

RIO LANDSCAPE

O Rio que passa na minha cidade

Horizonte. Palavra que anuncia um ponto ao longe, na frente de visão que busca enxergar além do agora, além da linha do que o olho vê, que busca a ampla utilização dos sentidos para a construção de um panorama de futuro, aguçando a forma de interagir com o mundo em volta.

Linhas integram nossos dias, sejam as de prédios, as que formam as curvas de objetos e pessoas, ou as de títeres que aguardam ao invés de seguir, na ilusão plena de caminhar. As imagens propõem olhar além delas, do óbvio que apresentam para conseguir ver, sentir, provar e viver os momentos que não ficam gravados somente no papel, mas na linha do tempo da memória construída pelos passos dados, lugares visitados, caminhos percorridos, vida vivida e sonhos compartilhados.

A inquietude se constrói dentro de cada um, e pode ser acompanhada da beleza das cores formadas nas variações de luz, e no universo instantâneo do agora, as imagens ganham cada vez mais um importante papel de diálogo.

Com a proliferação das câmeras digitais e o seu acoplamento aos celulares e smartphones, cada registro é considerado importante e pode ficar eternizado e ao alcance de nossas mãos, podendo ser compartilhadas simultaneamente com os contatos dentro das redes sociais.

Em 2011, 27% das fotos nos Estados Unidos foram feitas com um smartphone e cada vez mais as pessoas se falam por intermédio das imagens que produzem. No Flickr, um dos principais sites de postagem de fotos, 80 milhões de imagens no ano passado foram feitas com um iPhone, e esse número cresce a cada dia com a adesão de pessoas a redes de relacionamento como o Instagram.

As imagens dizem tanto a respeito de nós, por mostrar por quem e pelo quê nossos olhos e sentimento convergem. E qual o sentimento contido nelas, para nós que as fazemos e vemos? De que maneira essas imagens integram nossas vidas? Como conseguimos construir um olhar, um diálogo mais amplo a partir dessa produção frenética? Como guardar com elas a sensação que nos moveu para tê-las registrado? A mostra fotográfica RIO Landscape – O Rio que passa na minha cidade, busca o compartilhamento mais amplo desses momentos, perenizando sensações, a poesia que as gerou, o registro do tempo feito a partir de um olhar atento e disposto a ver a beleza contida no cotidiano, nos passos do dia a dia. São silhuetas que se apresentam em um cenário conhecido, com sensações de calor e frio, mostrando o tempo de um olhar construído no horizonte, mostrando pinceladas de cores em tons da diversidade.

Um lugar que se mostra desconhecido e habitado por pessoas quase abstratas, constantemente visto e festejado, presente no imaginário de muitos, mesmo que nem sempre contemplado. Ali o tempo se mostra paciente, ainda que veloz, com o novo e o imediato flertando com o passado no segundo instante de congelamento do tempo.

O horizonte encontrado nos cantos e encantos dessas imagens não mora no Rio de Janeiro, mas em quem o vê dentro do sutil colorido de suas abstrações, e de si mesmo.

Edney Martins

 


Divulgação

Convite

Brinde

Mídia interna

TCE promove exposição “Rio Landscape”


Circuito expositivo

  • 01 painel em MDF medindo 4mx2m pintado com tinta PVA na cor marfim com varal de aço e 09 fotos, presas por pinças nas 04 pontas;
  • 01 painel em MDF pintado com tinta PVA na cor bege, plotado curadoria assinada por Claudia Porto;
  • 01 painel em MDF pintado com tinta PVA na cor bege, texto plotado assinado por Edney Martins;
  • 150 brindes,contendo envelopes em papel craft, currículo, ficha técnica e 02 fotos do fotografo;
  • Plotagem da exposição no vidro externo da entrada principal.

Ficha Técnica

Exposição “Rio Landscape”

 

Ficha Técnica 

 

Fotógrafo

Edney Martins

 

Curadoria

Claudia Porto

 

Organização

Dione Guimarães

Silvia Teixeira

Brinde

Dione Guimarães

Expografia/Montagem

Manoel Kiko Pacheco

Arte Gráfica

José Peixoto