TCE promove ação de combate ao fumo

Dando continuidade as iniciativas previstas no Plano de Gestão do mandato da Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, que prevêem ações educativas, de cidadania e de interação entre os servidores da Corte de Contas, a Coordenadoria de Atendimento Médico Odontológico (CAMO) promoveu, na manhã desta quarta-feira 01, uma Ação de Combate ao Fumo.

A ação educativa atende também a solicitação feita pelos nobres Conselheiros durante reunião administrativa ocorrida no dia 20 de julho último, quando foi colocada em apreciação a implementação da 3ª proposta vencedora do Concurso Ideias Verdes, além de pertencer a programação alusiva ao Dia Nacional do Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto.

A iniciativa teve como palestrante a Coordenadora Estadual de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA), Dra. Raquel Conceição dos Anjos, e contou com a presença da Presidente, diretores e servidores do TCE.
 
Através de indicadores estaduais, nacionais e mundiais a respeito da ação devastadora que o cigarro exerce sobre a saúde de fumantes, fumantes passivos e ex-fumantes, a Coordenadora de Controle do Tabagismo da SESPA procurou demonstrar aos presentes e ouvintes da Rádio TCE – que transmitiu ao vivo toda a palestra – a necessidade de combater-se esse problema de saúde pública.
 
A Presidente Lourdes Lima, ao saudar a convidada especial e os participantes da ação, procurou dividir com todos a sua preocupação de como deve ser a maneira que cada um deve se comportar em relação àqueles que precisam de ajuda para deixar este hábito tão prejudicial. Ela citou a transferência do local para fumo que priorizou impedir que os servidores fumassem em meio aos não-fumantes, como acontecia anteriormente.
 
Ao mesmo tempo, a Conselheira destacou que o papel de todos nós em relação aos fumantes, deve ser o de incentivá-los para que eles consigam se livrar do cigarro sem jamais parecer que essa postura seja de intromissão indevida ou crítica a individualidade de cada um. Pelo contrário, ela deixou claro que todos devemos nos mostrar solidários com o problema e sempre procurar respeitar e ajudar nossos amigos e familiares que queiram realmente deixar o cigarro.
 
Um dos aspectos abordados pela Dra. Raquel foi exatamente este: só deixa de fumar quem quer. Esse é o primeiro passo, de acordo com ela. O seguinte, ao menos em Belém, é procurar a Coordenadoria Estadual do programa de Controle do Tabagismo, no telefone: 4006 4294 ou no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Ao final da palestra, a Coordenadora da CAMO, Elyeda Pessoa, lembrou a todos que esta ação teve ente outros, o objetivo de fomentar a qualidade de vida entre os servidores do TCE-PA. Ela aproveitou para agradecer ao incentivo e apoio do Conselheiro Corregedor Ivan Barbosa da Cunha, Coordenador de Assistência Social do TCE-PA para a realização de mais esta ação daquela Coordenadoria.  
 
Na oportunidade, houve também a apresentação de um vídeo e a entrega de material impresso. A ação fez parte do calendário da CAMO.
Clique aqui para ler a apresentação da palestrante  
 
3ª Ideia Verde
 
Acompanhar as medidas e/ou procedimentos que vêm sendo adotados pelos jurisdicionados e pelos outros órgãos, com fixação de metas e prazos definidos, para que esta Corte de Contas possa exercer a fiscalização sobre a gestão ambiental, consoante as regras da legislação vigente; Determinar a proibição do fumo nas dependências desta Corte de Contas (prédio sede e anexos 1,2,3 e 4), em atendimento ao que preceituam a Lei Estadual nº. 7.094, artigo 3º, de 22/01/08 e Lei Federal nº. 9.294/96. Propostade autoria da servidora Primênia Suelena Nunes Chama. 
   
alt